Nesta quarta-feira, 1º de abril, as Regionais de Saúde de Montes Claros, Januária e Pirapora avançaram no trabalho de elaboração do Plano de Contingência Operativo Covid-19, envolvendo os 86 municípios que compõem a região ampliada de saúde do Norte de Minas. Durante reunião realizada no auditório do Hospital Universitário Clemente de Faria, em Montes Claros, a superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, apresentou versão preliminar do Plano de Contingência a gestores de instituições prestadoras de serviços hospitalares e do Conselho de Secretários de Saúde de Minas Gerais – (Cosems). No encontro várias lideranças tiveram a oportunidade de apresentar sugestões para conclusão do Plano de Contingência, contemplando os 86 municípios da região.

Crédito: Pedro Barbosa

Durante o encontro que contou com a participação das gerentes regionais de saúde de Januária e Pirapora, Ioná de Carvalho Lisboa e Adriana Kátia Emiliano Souza, respectivamente, Dhyeime Marques destacou a importância da elaboração do Plano de Contingência visando nortear as ações a serem implementadas pelos gestores, de acordo com o avanço ou não da pandemia do coronavírus na região.

Além de gestores de saúde representando os municípios e o Estado,  o Plano de Contingência da macrorregião conta com articulação com outras instituições, entre elas o Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar,  instituições prestadoras de serviços hospitalares e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas – (Cisrun), que administra o Samu.

Sexta-feira, 3 de abril, termina o prazo para os municípios e as regiões polo de saúde concluírem a elaboração dos seus planos de contingência para enfrentamento ao coronavírus. Com base nesses planos as regionais de saúde de Montes Claros, Januária e Pirapora vão concluir, até o dia 10 de abril, a elaboração do plano de contingência macrorregional, bem como os fluxos de atendimento de pacientes nas unidades de saúde e que venham apresentar sintomas de terem contraído a Covid-19, doença causada pelo coronavírus.

Por Pedro Barbosa