O Programa Estadual de Assistência Farmacêutica fornece os medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) a todos os mineiros. A Assistência Farmacêutica engloba ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como ferramenta principal e visando ao seu acesso e ao seu uso adequado.

COMO OBTER O MEDICAMENTO?

1º -Consulte a Relação de Medicamentos do Estado de Minas Gerais (REMEMG) para saber se o medicamento que você necessita é fornecido pelo SUS e em qual Componente da Assistência Farmacêutica ele se encontra.

a) Importante saber! Os medicamentos são divididos em 3 grupos, chamados de componentes. Cada grupo tem regras diferentes e, por isso, é preciso saber em qual grupo o medicamento que você quer obter está!

b) A REMEMG é uma lista de todos os medicamentos fornecidos pelo estado de Minas Gerais, e que também traz outras informações sobre eles, como a doençapara qual o medicamento é indicado e o componente a qual pertence.

2º- Então, acesse o link abaixo de acordo com o grupo/componente o qual o medicamento pertence:

Medicamentos do Componente Básico - CBAF
Os medicamentos básicos são aqueles destinados à Atenção Primária à Saúde, ou seja, aqueles obtidos nos postos de saúde e nas farmácias públicas municipais, e são destinados ao tratamento de condições como a pressão alta, diabetes e infecções.Eles são adquiridos, em sua maioria, pelos próprios municípios com ajuda financeira do estado e do Ministério da Saúde.

Medicamentos do Componente Especializado - CEAF
Medicamentos utilizados em sua maioria no tratamento de doenças raras, de baixa prevalência ou de uso crônico, com custo unitário elevado. Os critérios diagnóstico, tratamento e monitoramento das doenças contempladas no CEAF estão definidos em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) publicados pelo Ministério da Saúde

Medicamentos do Componente Estratégico - CESAF
Os medicamentos distribuídos pelo componente estratégico são aqueles utilizados para prevenir, tratar e controlar doenças que podem afetar significativamente uma certa região ou população vulnerável, com impacto epidemiológico e socioeconômico. O grupo engloba um conjunto de medicamentos utilizados para o tratamento de doenças contempladas em programas específicos do Ministério da Saúde.