TRANSMISSÃO HIV/AIDS | IST'S | PREVENÇÃO COMBINADA | DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

O sexo é uma parte importante das nossas vidas. Além de ser um momento de carinho e prazer, o ato sexual também é um momento de cuidar da saúde. Quando praticamos #SexoSeguro, temos mais tranquilidade para desfrutar do ato junto com a parceira ou parceiro, pois estamos nos protegendo de gravidez indesejada, HIV/Aids, Hepatites Virais, Sífilis, além de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

A camisinha (preservativo) é o método mais eficaz para se prevenir contra as infecções sexualmente transmissíveis, como o HIV/Aids, hepatites B e C, e a sífilis, por exemplo. Além disso, evita uma gravidez não planejada. Preservativos interno e externos e gel lubrificante estão à disposição nos SAE e CTA e organizações de sociedade civil.

Dados do Ministério da Saúde revelam que os jovens são a faixa etária que menos usam camisinha. Em Minas Gerais no período de 2017 a dezembro de 2022, no que se refere a faixa etária, observou-se que, de um total de 23.194 casos, a maioria dos casos de infecção pelo HIV encontra-se na faixa etária de 20 a 34 anos, com 11.920 casos, percentual de 51,64% dos casos registrados.

Existem dois tipos de camisinha: a externa, que é feita de látex e deve ser colocada no pênis ereto antes da penetração; e a camisinha interna, que é feita de latex ou borracha nitrílica e é usada internamente na vagina ou ânus, podendo ser colocada algumas horas antes da relação sexual, não sendo necessário aguardar a ereção do pênis. Ambas também funcionam como métodos contraceptivos, evitando uma gravidez não planejada.

saudemg · Jingle SES-MG Carnaval | Sexo Seguro

Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

Entenda: o Ministério da Saúde recomenda aos órgãos que trabalham com saúde pública e saúde coletiva o uso da nomenclatura "IST" (infecções sexualmente transmissíveis) no lugar de “DST” (doenças sexualmente transmissíveis). A denominação "D" de "DST", vem de doença, que implica em sintomas e sinais visíveis no organismo do indivíduo. Já as "infecções" podem ter períodos assintomáticos, ou se manterem assintomáticas durante toda a vida do indivíduo, como são os casos da infecção pelo HPV e o vírus do herpes, detectadas por meio de exames laboratoriais. O termo IST é mais adequado e já é utilizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Abaixo, confira informações sobre cada IST:

                 

A Prevenção Combinada é uma estratégia que faz uso de diferentes tipos de prevenção (biomédicas, comportamentais e estruturais) para diferentes tipos de pessoas, grupos sociais e comportamentos, mediante ações que levem em consideração suas necessidades e especificidades, e as formas de transmissão do vírus. Ou seja, você escolhe como quer se prevenir de acordo com o seu perfil e necessidades.

O símbolo da mandala apresenta algumas dessas estratégias, e representa a ideia de movimento e não hierarquização em relação às possibilidades de prevenção:

                  

Onde obter:

O diagnóstico, por meio dos testes rápidos para HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C está disponível nos Serviços de Atenção Especializada e Centros de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), e qualquer pessoa pode realizar o exame. Outra maneira de se testar é realizar o teste anti-HIV, através do exame de sangue convencional disponível nas unidades básicas do Estado de Minas Gerais. O tratamento, também disponível no SUS, melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções.

Se por algum motivo você teve relação sexual sem preservativo ou passou por alguma situação de risco à infecção pelo HIV e outras IST's, é muito importante fazer a testagem rápida de HIV/Aids, hepatites virais B e C e sífilis, nas Unidades de Saúde e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), para que você possa iniciar o tratamento o mais rápido possível, caso seja diagnosticado com alguma dessas doenças.

 


 

Os direitos autorais, de imagem e de voz dos arquivos a seguir têm validade até o dia 13 de março de 2023. Depois desta data, fica proibida a divulgação destes conteúdos em quaisquer meios. Ainda, é vedada a alteração, edição ou reprodução parcial dos mesmos.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais não se responsabiliza pelo descumprimento destas orientações. Medidas cabíveis poderão ser adotadas, caso necessário.