Cuidado farmacêutico é um modelo de prática que orienta a provisão de uma variedade de serviços farmacêuticos ao paciente, sua família e comunidade, por meio da ação integrada do farmacêutico com a equipe multiprofissional de saúde. Centrado no usuário, esse modelo visa a promoção, proteção, recuperação da saúde e prevenção de agravos; bem como a resolução de problemas da farmacoterapia e o uso racional dos medicamentos.

Os farmacêuticos que assumem o cuidado como seu modelo de prática profissional tem a responsabilidade de atuar para atender a todas as necessidades de saúde do paciente no seu âmbito profissional. O processo de realização do cuidado se dá por determinadas etapas, de abordagem lógica e sistemática, aplicável a diferentes cenários, níveis de atenção e perfis de pacientes.

A primeira etapa corresponde ao acolhimento do paciente ou identificação da demanda. A porta de entrada do paciente pode se dar por encaminhamento de outro profissional de saúde, pela busca pelo paciente através de contato telefônico, por solicitação do próprio paciente, entre outras formas. Na etapa seguinte, o farmacêutico faz a identificação das necessidades de saúde; o que exigirá uma coleta de dados por meio da realização de anamnese farmacêutica e verificação de parâmetros clínicos, quando necessário. Na terceira etapa há o delineamento e a implantação de um plano de cuidado com a participação do paciente, que inclui as intervenções e condutas para a resolução dos problemas elencados. Após a implantação do plano de cuidado, é necessário avaliar os resultados e evolução do quadro clínico em uma consulta de retorno ou contato com o paciente.

titulo1

As práticas relacionadas os cuidados farmacêuticos são empregadas aos pacientes por meio dos serviços farmacêuticos. Esses serviços podem ser tanto com o objetivo de educar e fazer rastreamento em saúde, quanto realizar a dispensação de medicamentos e manejo de problemas de saúde autolimitados. Além disso, devido à expertise dos profissionais em identificar, prevenir e resolver problemas relacionados à farmacoterapia (PRM) podem ser prestados serviços como a conciliação de medicamentos, monitorização terapêutica de medicamentos, revisão da farmacoterapia, gestão da condição de saúde e acompanhamento farmacoterapêutico; todos de acordo com as necessidades de saúde do paciente.

» Clique aqui e saiba mais sobre os Serviços Farmacêuticos.

Referências:

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. Serviços farmacêuticos na atenção básica à saúde. Brasília : Ministério da Saúde, 2014. 108 p.

CFF. Conselho Federal de Farmácia. Serviços farmacêuticos diretamente destinados ao paciente, à família e à comunidade: contextualização e arcabouço conceitual. Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2016. 200 p.

titulo2

O acompanhamento farmacoterapêutico é o serviço clínico em que o farmacêutico se responsabiliza por analisar todos os medicamentos de um paciente (prescritos e/ou de automedicação) considerando o cotidiano de utilização. Para tanto, o farmacêutico emprega um método sistemático de avaliação (no projeto foi utilizado o método Pharmacotherapy workup – PW). A utilização do método auxilia o farmacêutico a identificar, prevenir e resolver problemas que o paciente pode vivenciar com o uso de medicamentos (PRM).

Dessa forma, estrutura-se um raciocínio para analisar se o paciente faz uso somente dos medicamentos necessários para suas condições de saúde, que realmente estejam auxiliando no alcance dos objetivos pretendidos, e que sejam seguros para uso em conjunto, conforme as peculiaridades de cada paciente. Além disso, pretende-se que esse paciente compreenda o tratamento, tenha comodidade para o acesso e utilização em sua rotina.

O farmacêutico documenta e acompanha os resultados de suas intervenções a cada encontro, sendo que, a elaboração do plano de cuidado pode envolver propostas que demandam encaminhamento para avaliação dos prescritores (ajuste de dose, substituição, suspensão ou inclusão de medicamentos, por exemplo), além de intervenções não farmacológicas e promoção do letramento em saúde.

Ressalta-se ainda, que o método deve ser empregado dentro de uma perspectiva de cuidado centrado no paciente. As propostas de intervenção devem levar em conta o contexto do paciente, sua experiência subjetiva com as doenças e com os medicamentos. É imprescindível para o farmacêutico desse serviço, o emprego de diferentes estratégias de comunicação e o desenvolvimento de habilidades para incentivar os pacientes a participarem das decisões sobre as possibilidades de solução dos problemas identificados.

titulo3

O projeto “Implantação da Rede de Apoio à Assistência Farmacêutica do SUS: Expansão do Cuidado Farmacêutico e do Uso Racional de Medicamentos” surgiu com a proposta de que o serviço de acompanhamento farmacoterapêutico no âmbito do cuidado farmacêutico fosse inicialmente implantado, implementado e consolidado junto a pacientes em tratamento para Artrite Reumatoide assistidos pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). O objetivo do projeto foi a obtenção de resultados clínicos, humanísticos e econômicos para o desenvolvimento de políticas públicas.

O projeto foi desenvolvido em parceria das Secretarias de Saúde dos Estados de São Paulo, Pernambuco, Distrito Federal e Minas Gerais com o DAF/SCTIE/Ministério da Saúde.

Em janeiro de 2018, durante a 466ª Reunião Plenária do Conselho Federal de Farmácia, em Brasília, foi anunciado, pelo então Ministro Ricardo Barros, a criação do Projeto Piloto. A inserção do Estado de Minas Gerais no Projeto ocorreu em março de 2018 com a realização de treinamentos, sendo que a assinatura do termo de adesão aconteceu em agosto de 2018 e o início dos atendimentos clínicos em setembro de 2018. O projeto foi realizado nas Coordenações de Assistência Farmacêutica das regionais de Belo Horizonte, Governador Valadares, Pouso Alegre e São João Del Rei.

As atividades do projeto foram desenvolvidas por meio de instrumentos como: estudo dirigido, discussão de casos, compartilhamento de experiências locais e nacionais, supervisão do serviço de acompanhamento farmacoterapêutico pelos apoiadores (prática supervisionada), encontros organizados pelo farmacêutico do serviço e supervisionado pelo apoiador, voltados à discussão dos problemas relacionados ao uso de medicamentos de maior relevância para o serviço, visitas técnicas e treinamentos presenciais dos farmacêuticos e apoiadores.

Coordenação de Assistência Farmacêutica Belo Horizonte

Estrutura

A Coordenação de Assistência Farmacêutica de Belo Horizonte (CAF/BH - Farmácia de Minas), pertencente à Regional de Saúde de Belo Horizonte, está atualmente localizada à Av. Nossa Senhora de Fátima, nº 2.777, no bairro Carlos Prates. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 07h às 19h. A regional é responsável por 39 municípios.

À época do desenvolvimento do Projeto, o CAF/BH possuía 120 atendentes, distribuídos nos setores de dispensação de medicamentos, abertura de processos e recepção, bem como 7 farmacêuticos, sendo 2 na abertura de processos e 5 na dispensação. Da equipe, 2 farmacêuticas participaram do Projeto. Além disso, a unidade contou com um consultório exclusivo para a realização das consultas farmacêuticas. As consultas foram  conduzidas pelas farmacêuticas Ana Paula G. Bretz e Viviane Tavares de Abreu, sob supervisão do apoiador Antônio Francisco Nogueira.

Farmacêuticas que participam do projeto

Ana Paula G. Bretz
Bacharel em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2011. Pós-graduanda em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Possuía até julho de 2016 quatro anos e meio de experiência profissional, dos quais 4 anos em Farmácia Comunitária e 6 meses em Farmácia Hospitalar. Atualmente é farmacêutica na Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, exercendo o cargo Especialista em Políticas e Gestão de Saúde desde julho de 2016 e atuando no Projeto Cuidado Farmacêutico desde setembro de 2018.

Viviane Tavares de Abreu
Graduada em farmácia e com especialização em Análises e Clínicas pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2000. Possuía até julho de 2017 dezesseis anos de experiência profissional atuando em Farmácia Comunitária. Atualmente é farmacêutica na Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, exercendo o cargo de Especialista em Políticas e Gestão de Saúde desde julho de 2017 e atuando no Projeto Cuidado Farmacêutico desde setembro de 2018.

Apoiador

Antônio Francisco Nogueira
Graduado em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense com habilitação em Farmácia Industrial em 2010, habilitado em Bioquímica com ênfase em Análises e Clínicas em 2011. Pós-graduado em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal Fluminense em 2015. Experiência profissional de 2 anos em indústria farmacêutica, 4 anos em farmácia hospitalar, 3 anos na função de farmacêutico gestor executando atividades relacionadas aos Componentes Básico e Estratégico da Assistência Farmacêutica. Participou entre os anos de 2013 a 2015, da implantação do serviço de acompanhamento farmacoterapêutico com pacientes em tratamento de Hepatite Viral C Crônica assistidos na farmácia ambulatorial do Hospital Federal Servidores do Estado (RJ), onde foi residente. Atuou como farmacêutico apoiador pelo Ministério da Saúde no Projeto de Cuidado Farmacêutico na regional de Belo.

Coordenação de Assistência Farmacêutica Governador Valadares

Estrutura

A Coordenação de Assistência Farmacêtica de Governador Valadares (NAF-GV), pertencente à Regional de Saúde de Governador Valadares, localizada à rua Marechal Floriano, 1273, Bairro Centro. O horário de funcionamento de segunda à sexta das 07h às 18h. A regional é responsável pelo atendimento dos 51 municípios adscritos à unidade. 

À época do projeto, a unidade possuía 06 administrativos, distribuídos nos setores de dispensação de medicamentos, abertura de processos, arquivamento e reposição de estoque; 7 farmacêuticas, distribuídas nos setores de coordenação, gestão dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica e do Programa Farmácia de Minas dos 51 municípios. Além disso, eram também atendidas as demandas judiciais e realizadas atividades como abertura de processos, dispensação, faturamento e gestão de estoque na farmácia do componente especializado da unidade regional. Dessa equipe de farmacêuticas, quatro profissionais participaram do Projeto.

A unidade dispunha de uma sala privativa para a realização das consultas, executadas pelas farmacêuticas Maria Luiza Martins da Silva, Patrícia Balbino Cupertino, Tássia Maiara Rocha Santos e Valéria dos Santos Xavier, sob supervisão da apoiadora Marianne Sardenberg Costa.

Farmacêuticas que participam do projeto

Maria Luiza Martins da Silva
Bacharel em farmácia pela Universidade do Vale do Rio Doce (Univale) em 2007. Possui especialização em Gestão de Saúde Pública, Gestão de Assistência Farmacêutica e em Regulação em Saúde no SUS. Exerce o cargo de Especialista em Políticas e Gestão de Saúde na SES desde 2008, atuou como coordenadora do CAF-GV entre 2009 e 2014 e assessora da Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF)/SES MG nos anos de 2015 e 2016.

Patrícia Balbino Cupertino
Bacharel em farmácia pela Universidade Federal de Alfenas em 2005. Possui especialização em Gestão de Saúde Pública e em Gestão das clínicas. Exerce o cargo de Especialista em Políticas e Gestão de Saúde na SES desde 2006. Atuou como coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde entre 2008 e 2010 e do CAF-GV entre 2015 e 2017.

Tássia Maiara Rocha Santos
Bacharel em farmácia pela Universidade do Vale do Rio Doce (Univale) em 2006. Possui especialização em Gestão Microrregional. Exerce o cargo de Especialista em Políticas e Gestão de Saúde na SES desde 2008 no CAF-GV. Atuou também como técnica do núcleo de gestão microrregional no período entre 2008 e 2012.

Valéria dos Santos Xavier
Bacharel em farmácia pela Universidade de Marília em 2006. Exerce o cargo de Especialista em Políticas e Gestão de Saúde na SES desde 2016 no CAF-GV. Atuou como Especialista em Políticas e Gestão de Saúde no CAF de Teófilo Otoni de 2008 a 2013. Atuou na Atenção Primária e Epidemiologia da Gerência Regional de Saúde de Governador Valadares entre 2013 a 2016.

Apoiadora

Marianne Sardenberg Costa
Especialista em Farmácia Clínica pelo Centro Universitário UNA (2016), graduada em farmácia com ênfase em Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Participou da capacitação de farmacêuticos de Farmácia de Minas para gestão do diabetes pelo Projeto Dia-a-Dia (Parceria SES-UFMG). Participou da reorganização da Assistência Farmacêutica de Lagoa Santa (MG) para implantação do serviço de Gerenciamento da Terapia Medicamentosa (GTM). Foi responsável pela implantação e execução do serviço de GTM na Unimed BH por 4 anos. Atuou como docente do curso de Farmácia do Pitágoras Betim (MG) e dos cursos de especialização em Farmácia Clínica. Atuou como apoiadora do Projeto Cuidado Farmacêutico no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde (Qualifar-SUS) no CAF - Governador Valadares (MG).

Coordenação de Assistência Farmacêutica Pouso Alegre

Estrutura

A Coordenação de Assistência Farmacêutica de Pouso Alegre (CAF/PA), pertencente à Regional de Saúde de Pouso Alegre, está localizado na Avenida Vicente Simões 984, bairro Nova Pouso Alegre. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8:00h às 17:00h. A regional, da qual o CAF/PA é integrante, é responsável por 53 municípios. 

A época do projeto, o CAF-PA era composto por 15 servidores, sendo 04 farmacêuticos, 9 administrativos e 2 estagiários. Dos administrativos, 02 realizaram o atendimento presencial dos pacientes.

As consultas foram conduzidas por Lucas Botazini Carlos e Luciana Silveira Ferreira, sob orientação da apoiadora Juliana. A princípio, começaram a atender pacientes com diagnóstico de artrite reumatoide e hepatite C. Entretanto, devido à mudança definida pela equipe nacional, somente os pacientes com diagnóstico de artrite reumatoide deram seguimento aos atendimentos.


Farmacêuticos que participam do projeto

Lucas Botazini Carlos
Bacharel em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) em 2013. Pós-graduado em Vigilância Sanitária pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) em 2017. Pós-graduando no MBA Gestão Estratégica de Pessoas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Senac Minas. Exerce o cargo de Especialista em Políticas e Gestão da Saúde desde de 2016 e é coordenador do NAF/PA.

Luciana Silveira Ferreira
Bacharel em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) em 1998. Pós-graduada em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) em 2010. Pós-graduanda em Gestão do trabalho e da Educação em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem 20 anos de experiência profissional, sendo 10 anos em farmácia Comunitária e 10 anos em Saúde Pública, junto à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Exerce o cargo de Especialista em Políticas e Gestão da Saúde desde de 2008.

Apoiadora

Juliana Miranda Ferreira
Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Graduada em Farmácia pela UFSJ. Tem experiência profissional na área de farmácia clínica e cuidado farmacêutico. Atuou como farmacêutica apoiadora pelo Ministério da Saúde no Projeto de Cuidado Farmacêutico.

Coordenação de Assistência Farmacêutica São João del Rei

Estrutura

A Coordenação de Assistência Farmacêutica de São João del Rei, pertence à Regional de Saúde de São João Del Rei, que fica localizada na Praça Carlos Gomes, número 1, no Centro da cidade. O horário de funcionamento para atendimentos aos pacientes é de segunda à sexta das 08h às 17h. à época do projeto, a unidade era composta por 7 colaboradores, sendo 1 recepcionista que recebe e confere a documentação para montagem de processos administrativos para aquisição de medicamentos, 2 técnicas de gestão em saúde responsáveis pelo atendimento e entrega dos medicamentos aos pacientes e 4 farmacêuticas que se dividiam com as funções de responsabilidade em cada componente da Assistência Farmacêutica.

As consultas foram conduzidas pelas farmacêuticas Danuza Disraely Monteiro Resende Sousa e Patrícia Cristina de Oliveira, sob supervisão da apoiadora Camila Tavares de Sousa.

Farmacêuticas que participam do projeto

Danuza Disraely Monteiro Resende Sousa
Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2004. Pós-graduada em Saúde da Família e em Gestão em Saúde. Atua na Secretaria de Estado de Saúde desde 2007 como Especialista em Políticas e Gestão de Saúde na Gerência Regional de Saúde de São João Del Rei/SES-MG, no CAF-SJ. Referência técnica do Componente Básico e da Estratégia de Regionalização da Assistência Farmacêutica, do Programa Nacional de Combate ao Tabagismo e da Judicialização na Assistência Farmacêutica. Atuou também no Projeto de Cuidado Farmacêutico desde setembro de 2018.

Patrícia Cristina de Oliveira
Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 1995. Pós graduada em Farmacologia, Gestão em Saúde e em Micropolítica do Trabalho e Gestão em Saúde. Possui experiência profissional em análises clínicas, drogaria e farmácia de manipulação e como Especialista em Políticas e Gestão de Saúde na Gerência Regional de Saúde de São João Del Rei/SES-MG, onde exerceu a função de coordenadora do CAF-SJ e diretora adjunta. Atuou também no Projeto de Cuidado Farmacêutico desde setembro de 2018.

Apoiadora

Camila Tavares de Sousa
Mestre em Ciências Farmacêuticas na área de Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), campus Divinópolis-MG. Graduada em Farmácia pela UFSJ (2016). Participou do processo de implantação e consolidação do serviço de Farmácia Clínica do ambulatório universitário da UFSJ em Divinópolis e também atuou como farmacêutica voluntária, realizando acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes no Sistema Único de Saúde. Atuou como farmacêutica apoiadora no Projeto de Cuidado Farmacêutico.

titulo4

No Estado de Minas Gerais, as consultas farmacêuticas iniciaram em setembro de 2018 nos CAFs de Belo Horizonte, Governador Valadares e Pouso Alegre; e em outubro de 2018 no NAF de São João Del Rei. O projeto teve fim em dezembro de 2019 com 270 pacientes atendidos, totalizando 663 consultas farmacêuticas. Os pacientes incluídos no projeto piloto foram majoritariamente usuários do PCDT da artrite reumatoide com processo ativo no CEAF de Belo Horizonte, Governador Valadares, Pouso Alegre e São João del Rei.

Nas 663 consultas de acompanhamento farmacoterapêutico aos pacientes com artrite, foram identificados 708 problemas relacionados a medicamentos. De maneira proativa os apoiadores passaram a visitar os prescritores para apresentação dos farmacêuticos, objetivos do projeto e discussão de casos. Ao longo do projeto foram documentadas um total de 1893 intervenções farmacêuticas. Destaca-se a importância do atendimento longitudinal dos pacientes bem como a articulação deste serviço com os demais pontos da rede de atenção à saúde.

O tratamento dos pacientes com artrite reumatoide representa uma porcentagem significativa do orçamento do CEAF nas regionais de saúde onde são desenvolvidas as ações do projeto. Garantir o uso racional de medicamentos, a melhora da saúde dos pacientes e o alcance dos objetivos terapêuticos, resulta além da redução dos gastos a nível de gestão, em uma porcentagem maior de pacientes com o controle adequado da doença, considerando o uso de medicamentos realmente indicados, efetivos, seguros e convenientes para sua condição de saúde.

Referências:

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. Serviços farmacêuticos na atenção básica à saúde. Brasília : Ministério da Saúde, 2014. 108 p.

CFF. Conselho Federal de Farmácia. Serviços farmacêuticos diretamente destinados ao paciente, à família e à comunidade: contextualização e arcabouço conceitual. Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2016. 200 p.

CIPOLLE, R. J.; STRAND, L. M.; MORLEY, P. C. Pharmaceutical Care Practice: the patient centered approach to medication management. 3 ed. New York: McGraw-Hill, 2012. 697 p.

RAMALHO DE OLIVEIRA, D. Atenção Farmacêutica: da filosofia ao gerenciamento da terapia medicamentosa. São Paulo: RCN, 2011, 327 p.

_

DIRETORIA DE POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Email: dpaf@saude.mg.gov.br
Tel.: (31) 3915-9841