Neste sábado, (4/5), ocorre o Dia D de Mobilização Nacional para a Vacinação contra a Gripe (Influenza). Na ocasião, as salas de imunização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país ficam abertas das 8h às 17h para que o público prioritário da campanha possa se imunizar.

Em Belo Horizonte, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), juntamente com o Ministério da Saúde e a Prefeitura de BH promovem o Dia D no Centro de Saúde do bairro Salgado Filho, região Oeste da capital. A ação contou com a presença do secretário Adjunto da SES-MG Bernardo Ramos, do secretário Nacional de Atenção à Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, do secretário Nacional de Vigilância Wanderson Kléber Oliveira, ambos do Ministério da Saúde, bem como do secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado, entre outros representantes das instituições. “A campanha em 2019 se difere dos anos anteriores. Nossa intenção é fazer um movimento denominado Movimento Vacina Brasil e a estratégia é realizar ao longo de todo o ano diversas ações para melhorar os indicadores de cobertura vacinal de todo o país. Para a vacina da gripe, nossa intenção é vacinar cerca de 59 milhões de pessoas em todo o país. Desses, cerca de 6 milhões de pessoas em Minas Gerais”, explicou Wanderson Kléber Oliveira, secretário Nacional de Vigilância do Ministério da Saúde.

Crédito: Gil Leonardi/Imprensa MG

O secretário Adjunto de Saúde de Minas Gerais, Bernardo Ramos, frisou a importância, para a população, da realização do Dia D e da parceria firmada entre o Ministério da Saúde, o Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte e de outros municípios mineiros. “Esse trabalho em conjunto é essencial para impulsionar nossos índices vacinais. Neste período de interseção entre dengue e gripe que estamos vivendo, também é preciso ter um cuidado maior, pois é possível que os casos, de forma geral, aumentem e, muitas vezes, se confundam entre as doenças. Dessa forma, estamos reforçando toda a assistência e dando todo o suporte necessário, inclusive com suporte financeiro para as UPAS, como o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, anunciou ontem. Isso para que o cidadão tenha um melhor atendimento caso seja acometido por essas doenças graves”, analisou Bernardo Ramos.

Questionado sobre o grande número de pacientes nos hospitais públicos de todo o estado e também nos postos de saúde devido à epidemia de dengue, Bernardo frisou que por estarmos no período sazonal de duas grandes doenças, como são a dengue e a gripe, é esperado que o volume de atendimentos neste período seja superior. “Essas parcerias entre Estado, União e Prefeituras em prol da campanha é uma forma de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, há o repasse financeiro que o Governo de Minas está concedendo às UPAS de diversos municípios com cerca de 18 milhões de reais para tentar minimizar o dano que está acontecendo devido à epidemia de dengue. Já a gripe pode ser evitada por meio da vacinação, por isso é imprescindível que a população compareça aos postos de saúde e se imunize”, destacou o secretário Adjunto de Saúde.

Crédito: Gil Leonardi/Imprensa MG

Segundo dados do Sistema Nacional de Imunização (SIPNI), plataforma do Ministério da Saúde utilizada para acompanhar os índices de cobertura vacinal, em Minas Gerais, até o momento, cerca de 40% do público prioritário foi imunizado contra a Gripe. No entanto, o índice ainda é considerado baixo. Por esse motivo, é imprescindível que a população compareça aos postos de saúde o mais rápido possível para se imunizar. “Embora a meta ideal seja 90%, nós queremos e estamos buscando que 100% da população elegível se imunize contra a gripe”, afirmou o secretário Municipal de Saúde de BH, Jackson Machado.

Gripe é coisa séria, vacine-se!

Disponibilizada pelo SUS, por meio do Programa Nacional de Imunizações, desde 1999, a estratégia de vacinação contra a influenza tem como objetivo reduzir internações, complicações e óbitos decorrentes das infecções por esse tipo de vírus. Em 2019, entre os dias 10/04 a 31/05, é realizada a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza que, em Minas Gerais, tem como objetivo imunizar 6.018.977 mineiros, número que corresponde a meta de 90% do público prioritário.

Casos da doença em Minas

Em Minas Gerais, até o dia 16/4, foram notificados 456 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG Hospitalizado). Desses, 13 casos foram confirmados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo vírus da Influenza.

Saiba mais sobre a Gripe em Minas Gerais em www.saude.mg.gov.br/gripe

Acesse a galeria de fotos desse evento: Flickr SaúdeMG

Gripe é coisa séria, vacine-se!

Por Paula Gargiulo