O Governo do Estado, por meio da Regional de Saúde de Montes Claros está mobilizando os municípios do Norte de Minas para a realização do Seminário “Vigilância das Violências”, na próxima terça-feira, 31/10. O evento será realizado no auditório da 11ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) e terá início às 8 horas com a participação de referências técnicas de 53 municípios que integram a área de atuação da SRS.

O objetivo do Seminário é alinhar plano de ação envolvendo as áreas de saúde, de segurança pública e os municípios visando o atendimento e notificação dos casos de pessoas vítimas dos mais diversos tipos de violência.

​Por parte da Superintendência Regional de Saúde o Seminário conta com a participação dos núcleos de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador; Atenção Primária à Saúde e de Redes de Atenção à Saúde. Representando os municípios foram convidados a participar do evento os coordenadores de atenção primária em saúde; vigilância epidemiológica e vigilância em saúde; representantes de hospitais; do Centro Estadual de Atenção Especializada (antigo Centro Viva Vida) e referências técnicas em saúde da mulher.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da SRS de Montes Claros, Josianne Dias Gusmão explica que o Seminário terá o objetivo de discutir ações relacionadas ao atendimento de pessoas vítimas de violência, além de orientar os municípios quanto à necessidade de notificação dos casos.

Com base nos dados registrados pelos municípios, caso necessário, os governos Estadual e Federal terão condições de criar novas políticas públicas visando conter o aumento dos casos de violência, além de orientar os serviços de saúde quanto ao incremento dos instrumentos necessários para o atendimento das demandas nas diversas regiões do Estado.

Programação

O Seminário será aberto às 9 horas com apresentação da Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba sobre os procedimentos adotados junto com outros órgãos governamentais no atendimento das vítimas de incêndio na Creche Gente Inocente.

Em seguida ​à​ análise epidemiológica​, o​ cenário de violência nos municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros será tema de apresentação da referência técnica da SRS, Josianne Gusmão. A partir das 10 horas será realizada mesa de discussão envolvendo a participação da delegada de Polícia Civil, Daria Martins Assis, da Delegacia de Crimes contra a Mulher e o Idoso, sediada em Montes Claros.

A partir das 11 horas​, a psicóloga Cláudia de Jesus Maria ministrará palestra abordando o tema “A Equidade e Enfrentamento à Violência”. Em seguida as referências técnicas dos municípios receberão orientações sobre o preenchimento da Ficha de Notificação de Violência Interpessoal e Autoprovocada. O trabalho será conduzido pela técnica da SRS de Montes Claros, Carla Patrícia Alves.

Na parte da tarde o Seminário terá prosseguimento a partir das 13 horas com palestra sobre “A Identificação dos casos Notificáveis de Violência”. Em seguida, a referência técnica do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da SRS de Montes Claros, Graciele Fernandes falará sobre “A Atuação da Atenção Primária na Vigilância das Violências”.

A última etapa do Seminário compreenderá apresentação da rede de assistência às vítimas de violência sexual no Norte de Minas e a assistência às vítimas de violência sexual no Hospital Universitário Clemente de Faria. Os temas serão abordados pela referência técnica em saúde da mulher na SRS de Montes Claros, Ludmila Gonçalves Barbosa e pela socióloga, Theresa Raquel Bethônico Corrêia Martinez. O evento será encerrado com a realização de mesa de discussão envolvendo palestrantes e as referências técnicas dos municípios.

Por Pedro Ricardo