A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) encerra a Campanha de Vacinação contra a Influenza para os municípios que alcançaram a meta de 90% da cobertura vacinal nos grupos prioritários contemplados: crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; e indivíduos com 60 anos ou mais de idade.

Para os municípios que ainda não atingiram a meta, a Secretaria de Estado da Saúde orienta que continuem vacinando somente as pessoas definidas como público alvo da campanha, e realize busca ativa de faltosos para receber a vacina contra a gripe.

» Clique aqui e veja a lista com os municípios que atingiram a meta da campanha de influenza.

A cobertura vacinal do estado de Minas, até o momento é de 86,97%, com cerca de de 545 mil pessoas não vacinadas entre os grupos prioritários. A atualização é feita em tempo real e pode ser acessada por meio do site do SIPNI - Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.

A meta foi alcançada nos seguintes grupos: indígenas (102,32%), puérperas (96,35%), idosos (91,74%) e trabalhador de saúde (90,11%). Os grupos que ainda não cumpriram a meta foram: crianças (74,81%) e gestantes (71,65%). Além do grupo prioritário, também foram aplicadas 966.899 de doses nos grupos de pessoas com comorbidades, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional.

Neste momento, quinhentos e trinta e dois (62,37%) municípios mineiros alcançaram a meta de 90% nos grupos prioritários, destes, 189 (22,16%) alcançaram homogeneidade da cobertura de vacinação (ou seja, cumpriram a meta em todos os grupos prioritários).

Os municípios que já alcançaram a meta de 90% e tiverem estoque de vacina de influenza disponível, podem estender a vacinação para o restante da população. Vale ressaltar que os municípios deverão contabilizar as doses necessárias para atender o esquema de segunda dose em crianças, pois não temos estoque para disponibilizar futuramente. Salientamos que somente o quantitativo residual estará disponível para vacinação, não ocorrendo envio de doses adicionais.

Por Jornalismo SES-MG