Mobilizando a população de Contagem, um dos primeiros municípios da região metropolitana de Belo Horizonte a iniciar as ações de mobilização contra o Aedes Aegypti, os agentes de combate a endemias do município, visitaram diversas residências do bairro Eldorado, explicando para a população os perigos dos focos do mosquito causador da Zika, Chikungunya e Dengue. 

Os agentes de combate a endemias percorreram as ruas do bairro Eldorado, acompanhados por soldados do exército e realizaram inspeções domiciliares, distribuindo material educativo para os moradores. Um dos folhetos distribuídos foi o da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) que tem como conceito o seguinte slogan: #Atitude GeraSaúde. Você vai deixar o Aedes marcar a sua vida? 

Foto: Alessandra Maximiano

O aposentado Sebastião Lopes Salgado, morador de Contagem desde a década de 60, diz já ter ficado doente por causa da dengue. “Já fui hospitalizado por causa desta doença. Hoje o que eu puder fazer para evita-la eu faço”, disse o aposentado. 

Reforçando a atuação dos agentes de combate a endemias, que muitas vezes têm dificuldades de entrar na residência das pessoas, soldados do exército acompanharam os agentes e também distribuíram material informativo. Para o Cabo do exército, Evanderson Schuina dos Santos, com esta atitude, o cidadão se sente mais seguro para abrir a porta da sua residência. “O exército sempre procura apoiar a sociedade e com tanta violência que as pessoas convivem muitas tem receio de abrir as portas de casa. Apoiamos esta ação pois as pessoas se sentem muito mais seguras em saber que quem está entrando na casa delas é alguém que levará de fato informação e saúde”, disse. 

As ações realizadas em Contagem fazem parte da Campanha FaxinAÇÃO, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta quinta-feira, 19/01, e que contou com a presença do Prefeito Alex de Freitas e do Secretário Municipal de Saúde Bruno Diniz, além de outros órgãos como Polícia Militar, Polícia Cívil e Bombeiros.

 

Por Alessandra Maximiano