Hoje, terça-feira (04/10), foi ao ar a campanha publicitária da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), inspirada no Outubro Rosa, que neste ano trabalha com o mote: “E você, já descobriu que todo dia pode ser rosa?”. Hoje também, a SES-MG, em parceria com outras Secretarias e com a gestão da Cidade Administrativa, promoveu, na Cidade Administrativa, o #DiaRosa, um dia inteiro voltado para atividades que buscaram  mobilizar as mulheres e homens sobre a importância de cuidar da saúde todos os dias e de forma integral. A parte da manhã foi marcada pela inauguração do “Espaço Cidade Para Todas”, na Cidade Administrativa. O ambiente nasceu a partir da proposta de formação de um coletivo feminino na CAMG, com a finalidade de discutir questões relativas ao cotidiano.

Crédito: Marcus Ferreira

Já na parte da tarde as servidoras e servidores da Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG) puderam fazer massagem facial, unhas e corte de cabelo. Para Bruna Rezende, professora da Escola Bom Pastor, que em parceria com a SES-MG forneceu os serviços, esse tipo de ação é muito importante para relembrar a todos, mesmo que de forma lúdica a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. “É muito importante esse tipo de evento para chamar atenção para a campanha e não somente para as mulheres, já que a doença não afeta só o paciente e sim toda a família”, disse.

Também foi possível fazer uma doação de cabelo para pacientes oncológicos do Instituto Mário Penna. Para isso, é preciso cortar mais de 21 cm de cabelo seco, cortá-lo preso com um elástico e armazená-lo em um plástico transparente fechado.

Na ocasião também foram distribuídos lacinhos rosa, símbolo da campanha, e folder informativo sobre o câncer de mama, fatores de risco, importância do diagnóstico precoce e câncer de colo do útero, temática incluída na campanha desde o ano passado.

Programa saúde da mulher servidora

Posteriormente, as servidoras puderam acompanhar a palestra “Saúde da Mulher e bem-estar: princípios da Ayurveda”, filosofia de vida que ajuda a manter o equilíbrio entre corpo, coração e espírito.  A palestrante, Amaniksha Juliana, fisioterapeuta e mentora da escola Kai Woman Condor, trabalha auxiliando mulheres para que possam alcançar uma vida equilibrada, autêntica e significativa. “Se você quer ajudar a mudar esse planeta, comece com quem gera e educa os seres desse planeta, nós, mulheres”, afirmou Juliana.

Crédito: Marcus Ferreira

Juliana Amaniksha abordou também a relação entre doenças e problemas de saúde com o equilíbrio da mente e do corpo. “Uma mente contaminada gera emoções turbulentas que desencadeiam estresse, raiva, impulsividade e diversos sentimentos negativos que somatizam várias doenças”, analisou Juliana.

Outras informações disponíveis em: www.saude.mg.gov.br/saudedamulher

Por Paula Gargiulo