Na manhã desta terça-feira (04/10) foi inaugurado o “Espaço Cidade Para Todas” da Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG). Localizado no prédio Gerais, 9º andar, o espaço é destinado ao empoderamento e valorização das trabalhadoras da CAMG, com várias atividades programadas, palestras e rodas de conversas. A iniciativa é uma realização da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) e da gestão da Cidade Administrativa. O espaço conta também com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

» Clique aqui e confira a galeria de fotos do evento no Flickr da SES-MG

Crédito: Marcus Ferreira

A Subsecretária de Políticas e Ações em Saúde da SES-MG, Maria Aparecida Turci, destacou a importância do espaço para o cuidado com a saúde da mulher. “É importante ver secretarias de tanto peso para a sociedade juntas inaugurando um espaço para as mulheres. Esse espaço contribui para que a mulher da Cidade Administrativa tenha momentos e oportunidades que tornem seu dia, que é tão difícil, um pouco mais saudável”, explicou.

Para a Secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, é fundamental um ambiente de trabalho engajado com os direitos humanos e a igualdade. “Tem uma coisa que é da nossa característica, que é ser guerreira, ter muita força, mas também saber fazer as coisas com afeto e com cuidado. É maravilhoso que ao pensar um espaço para as mulheres a gente pense um espaço para as trabalhadoras. Um espaço engajado para o trabalho, mas que também pense muito do ponto de vista dos direitos humanos, da vida e do cuidado”, disse.

Já o Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, falou sobre a importância do espaço para as mulheres, já que elas representam mais de 60% da Cidade Administrativa. “Que tenhamos cada vez mais espaços que facilitem processos de escuta, de diálogo, acolhimento e melhoria das relações entre as pessoas. Esse espaço é simbólico, ele precisa estar em cada gabinete, cada espaço de reunião e de relação de chefia com as equipes”, afirmou.

O Espaço Cidade para Todas surgiu a partir da formação de um coletivo feminino na Cidade Administrativa, com o objetivo de desenvolver a autonomia e valorização das trabalhadoras num panorama feminista. O espaço estará aberto para colher a todas as trabalhadoras, independentemente do vínculo de trabalho na Cidade Administrativa.

Crédito: Marcus Ferreira

Para a Subsecretária de Políticas para as Mulheres da Sedpac, Larissa Amorim Borges, a parceria entre várias secretarias e movimentos foi fundamental para a consolidação do espaço. “A parceria de cada um e cada uma é que faz desse espaço uma possibilidade de exercício de direitos para as mulheres trabalhadoras da Cidade Administrativa. Nós queremos que as mulheres negras, lésbicas, transexuais, idosas, jovens, terceirizadas e efetivas possam se sentir parte desse espaço e que possam se sentir parte da política que nós fazemos enquanto Estado de Minas Gerais”, disse.

Dia Rosa

A inauguração do Espaço Cidade para Todas fez parte da programação do Dia Rosa. A data marca o início da celebração do Outubro Rosa no Governo de Minas Gerais, com a realização de uma série de atividades na Cidade Administrativa. Também no Dia Rosa a SES-MG lança a campanha de conscientização para o cuidado integral com a saúde da mulher. O objetivo é mobilizar a população sobre a importância de cuidar da saúde todos os dias e de forma integral.

Mais informações: www.saude.mg.gov.br/saudedamulher

Por Jéssica Gomes