A Campanha de Vacinação contra a Gripe terminou na última sexta-feira (20/05) e Minas Gerais imunizou mais de quatro milhões (82%) de pessoas em 20 dias. A Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia, 91%. Dezesseis de seus 18 municípios conseguiram atingir a meta (80%). A maior cobertura de vacinação na região foi entre os trabalhadores de saúde (111,25%, 22.957 pessoas), seguido de idosos (96,93%, 107.688).  Como em anos anteriores, a menor cobertura é entre as gestantes com 7.717 doses (65,38%).

Municípios da SRS Uberlândia

Pelo menos quatro municípios vacinaram 100% do grupo prioritário: Cascalho Rico, Nova Ponte, Grupiara e Douradoquara. Estes índices são frutos do engajamento e do trabalho dos técnicos de vigilância epidemiológica e dos gestores nos municípios e dos gestores, avaliou o superintendente da regional de Uberlândia, Amir Fontes, “esperamos que esta ampla cobertura reduza a incidência da gripe na região no inverno, o que irá evitar complicações que podem gerar internações e até mesmo mortes”.

Fazem parte do público-alvo: idosos; crianças de 6 meses a 5 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; profissionais de saúde; indígenas e pessoas com doenças crônicas.

Gripe

A gripe é uma doença infecciosa causada pelo vírus Influenza e acomete as vias respiratórias. Entre os sintomas, é comum o aparecimento de espirro, coriza, tosse, febre alta, dor de cabeça e prostração. A transmissão da gripe ocorre, geralmente, por secreção e pela inalação de partículas de saliva infectada em suspensão no ar. Por isso, para se prevenir contra a gripe, é muito importante mudar alguns hábitos como, por exemplo, lavar a mão com mais frequência e levar o antebraço à boca ao espirrar ou tossir.

Mais frequente no período do outono e inverno, a gripe possui um vírus com alta capacidade de mutação. Em função disso, alguns grupos prioritários (tais como gestantes, idosos, crianças até cinco anos, pessoas com doenças crônicas, profissionais de saúde, entre outros) devem ser vacinados para evitar complicações graves da doença ou, até mesmo, a morte. Caso os sintomas da gripe persistirem, procure uma Unidade Básica de Saúde ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Por Priscilla Fujiwara