Mais de 86% dos municípios do Norte de Minas alcançaram a meta de imunizar 80% do público alvo da Campanha de Vacinação contra a Gripe, concluída na sexta-feira, dia 20/05. Dos 86 municípios que compõem a área de jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) e as gerências regionais de saúde de Januária e Pirapora, 74 municípios alcançaram a meta de vacinar pessoas com idade superior a 60 anos; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; indígenas e pessoas com doenças crônicas como diabetes, asma, bronquite e outras condições clínicas especiais, como pessoas transplantadas.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes entende que o sucesso da campanha teve como base o alinhamento de ações entre a SRS com as secretarias municipais de todos os municípios, desde a troca inicial de informações até a organização do trabalho visando atender demandas das comunidades urbanas e rurais.

Até a tarde desta segunda-feira, 23/05, dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde davam conta de que 30 municípios do Norte de Minas alcançaram cobertura vacinal superior a 90% do público alvo. Os municípios de Grão Mogol, Guaraciama, Ninheira, Pedras de Maria da Cruz e Santa Fé de Minas obtiveram cobertura vacinal superior a 100%, pois o número de pessoas imunizadas foi superior à estimativa inicialmente prevista.

Entre os 53 municípios da área de atuação da SRS de Montes Claros, 49 localidades alcançaram a meta de vacinar mais de 80% do público alvo. No geral a cobertura vacinal entre outros municípios da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros chegou a 88,16%.

Já os municípios de Francisco Dumont, Lagoa dos Patos, Matias Cardoso e Mato Verde ficaram com percentual de cobertura vacinal inferior a 80%, mas ainda nesta semana os dados lançados no Sistema de Informações do Ministério da Saúde poderão sofrer alterações. Isso porque os municípios têm mais alguns dias para atualizar o número de pessoas alcançadas pela Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1.

Gerências Regionais

Todos os sete municípios que integram a área da Gerência Regional de Pirapora alcançaram a meta de 80% de cobertura vacinal. O destaque ficou por conta do município de Santa Fé de Minas que imunizou maior número de pessoas do que a estimativa inicialmente prevista. Naquele município o índice de cobertura vacinal chegou a 101,38%.

Já entre os 26 municípios que integram a área de atuação da Gerência Regional de Januária, 18 alcançaram a meta de imunizar 80% do público alvo da campanha. Outros oito municípios ficaram com percentual de cobertura abaixo de 80%, mas também nos próximos dias os dados lançados no Sistema de Informações do Ministério da Saúde poderão sofrer alterações, pois as secretarias municipais de saúde ainda tem prazo para atualizar os números.

Por Pedro Ricardo