A Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul iniciou, no dia 15 de setembro, no município de Rio do Prado, o projeto “Educa-Ação: rede mobilizadora e a proposta da intersetorialidade nos territórios da educação e saúde” (saiba mais). O objetivo é trabalhar com os alunos da rede privada e pública o tema Dengue para que no futuro eles atuem como multiplicadores das medidas preventivas de controle da doença no Sistema Único de Saúde (SUS).

Crédito: Allan Campos

O conhecimento aliado à ação é a proposta do projeto. A ideia é construir um diálogo com os alunos, por meio de rodas de conversa onde mobilização e desenvolvimento sustentável serão trabalhadas. Os alunos também participarão de uma gincana escolar que os prepararão para a etapa seguinte, a gincana municipal. Nesta etapa, será desenvolvida várias atividades onde os alunos terão que demonstrar seus conhecimentos sobre dengue e de produzir um puff utilizando garrafas pets.

O psicólogo de Rio do Prado, Edirlan Rodrigues, destacou os benefícios do projeto para o município. “Já estamos aprendendo muito com o projeto. Utilizando uma metodologia que poderemos utilizar em para outras demandas e temas que podem surgir no decorrer do trabalho no município”.

Para Cristiane Botelho, da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Manoel Gomes, a iniciativa do Governo de Minas Gerais é muito positiva. “Para nós é importante saber que a Regional de Saúde está presente no nosso município, executando um projeto tão importante como esse e que terá um impacto significativo na saúde de nossa população”.

O encontro contou com a participação dos membros do grupo mobilizador da GRS Pedra Azul, composto pelas referências de mobilização social, Allan Campos, Clausi Oliveira, Glaubert Souza e Zeilzia Santos.

Por Allan Campos