A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, reuniu nesta terça-feira, dia 18 de agosto, os municípios de Águas Vermelhas, Felisburgo, Jequitinhonha, Medina, Ponto dos Volantes e Rio do Prado, para apresentar para as referências municipais de mobilização social a proposta do projeto “Educa-Ação: rede mobilizadora e a proposta da intersetorialidade nos territórios da educação e saúde”. O objetivo geral é trabalhar o tema dengue nas escolas para que os alunos atuem como multiplicadores das medidas preventivas contra a dengue. A gincana estudantil “Mobiliza Vale Jequi” acontecerá em dois momentos: o primeiro com a realização da gincana local, que acontece em cada escola; e o segundo, com a realização da gincana municipal, onde as escolas competirão entre si e os alunos buscarão demonstrar seus conhecimentos sobre a doença.

Crédito: Zeilzia Santos

Na reunião de alinhamento com as referências municipais, o grupo mobilizador da GRS Pedra Azul, composto pelas referências de mobilização social, Allan Campos, Clausi Oliveira, Daniel Mendes, Glaubert Souza e Zeilzia Santos, apresentaram a metodologia do projeto para que as referências municipais buscassem identificar os parceiros que poderão ajudar na replicação das rodas de conversa com os professores das escolas participantes. Também, na reunião ficaram definidas as datas em que a equipe da GRS irá aos municípios para capacitar o grupo mobilizador municipal: em Rio do Prado o evento será no dia 15 de setembro, Felisburgo, 16, Jequitinhonha, 17, Ponto dos Volantes, 18, Medina, 22 e Águas Vermelhas, 23. Posteriormente, os mobilizadores municipais replicarão a oficina para os professores que prepararão os alunos para a etapa local e a etapa municipal.

A referência de Comunicação Social da GRS Pedra Azul, Allan Campos, explicou que a região conta com 475 escolas, e que nesse primeiro momento, o projeto será realizado nesses seis municípios que são responsáveis por cerca de 120 escolas. “O desafio é enorme, assim como nossa vontade de fazer a diferença, em um trabalho que visa, primordialmente, fortalecer a mobilização social, com a integração entre alunos e a sociedade, mas também, entre conhecimento e ação. Sabemos que muitas pessoas já têm acesso às informações sobre a dengue, porém, muitas vezes, não ajudam no combate à doença. Portanto, com o projeto vamos colaborar com o reforço no repasse de informações sobre a dengue, mas também, incentivaremos às crianças e jovens, que têm um enorme potencial mobilizador, a entender melhor seu papel como cidadão e sua importância em todo esse processo”.

Outro ponto forte do projeto é o trabalho de reciclagem de materiais. A referência de controle Social da GRS Pedra Azul, Clausi Oliveira, será responsável por orientar os municípios na oficina de reciclagem de garrafas pets, ensinando aos oficineiros como fazer um puff. “A oficina municipal terá como foco três assuntos que são dengue, mobilização social e desenvolvimento sustentável, onde teremos a oportunidade de trabalharmos a questão do meio ambiente e a importância da reciclagem, que será, inclusive, uma das atividades que os alunos terão de realizar nas gincanas”, explicou.

A referência de Educação Permanente da GRS Pedra Azul, Zeilzia Santos, que trabalhará nas oficinas a temática da mobilização social, destacou que o “Mobiliza Vale Jequi” deverá ser um grupo permanente de mobilização social na região nordeste de Minas. Já o coordenador da Vigilância em Saúde de Cachoeira de Pajeú, Glaubert Souza, detalhou a metodologia do projeto e esclareceu as dúvidas dos mobilizadores municipais. “A metodologia foi feita para garantir que o maior número possível de escolas possa participar. Não importa a idade do aluno ou se a escola é da zona urbana ou rural. Todos podem participar. A mobilização não é excludente. Ao contrário, ela sempre será convidativa”.

Por Jornalismo SES-MG