No próximo sábado (09/05), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove, a partir das 9h, o Dia D de vacinação contra a gripe, no município de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo é chamar a atenção da população para a importância da vacina e os cuidados básicos para prevenir a doença. A ação contará com as presenças do Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais Fausto Pereira dos Santos e do Prefeito de Sabará, Diógenes Gonçalves Fantini.

Crédito: Henrique Chendes

No Dia D, que acontece no Centro de Saúde Siderúrgica, localizado na Praça Luiz Ensch, no bairro Siderúrgica, diversas atividades serão promovidas em parceria com a prefeitura de Sabará, entre elas ginástica laboral, atrações infantis, acompanhamento com nutricionista e aferição de pressão. Também no Dia D, postos de saúde em todo o estado estarão abertos para reforçar a necessidade das pessoas serem imunizadas contra a gripe.

A meta da campanha de vacinação é atingir 80% das 4,8 milhões de pessoas que compõem o grupo prioritário em Minas Gerais, protegendo quem tem mais riscos de desenvolver as formas graves da doença. A campanha vai até o dia 22 de maio e conta com um total de 5.500 postos de saúde fixos e volantes em todo o estado.

Público da vacina

Devem ser vacinadas pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, os povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Dia D de vacinação contra gripe

Data: 09 de maio

Hora: 9h

Local: Centro de Saúde Siderúrgica, Praça Luiz Ensch, Sabará – MG

Para saber mais sobre a campanha de vacinação contra a gripe em Minas acesse o site www.saude.mg.gov.br/gripe. Saiba quem deve se vacinar, formas de prevenção e confira ainda a galeria de imagens para compartilhar nas suas redes sociais e fazer parte da campanha.

Por Jéssica Gomes