A Secretaria Municipal de Saúde de Jacinto, em parceria com a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, realizou na Unidade Básica de Saúde Vida Nova, em Jacinto, no quarta-feira, 8/04, uma palestra sobre dengue que foi direcionada a Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, com o objetivo de preparar os profissionais para uma intensificação das ações de promoção e prevenção que serão realizadas no mês de abril e maio. Algumas ações previstas são a realização de palestras, mutirão de limpeza, entrevistas na rádio e divulgação de mensagens educativas em carro de som.

Crédito: Raul Carvalho

A Coordenadora de Vigilância em Saúde da GRS Pedra Azul, Andrea Uzel, ressaltou que é importante haver uma integração entre as ações realizadas pela Atenção Primária e a Vigilância Epidemiológica. “O envolvimento da Atenção Primária no trabalho que vem sendo realizado pela Vigilância Epidemiológica é fundamental, porque é através desse trabalho coordenado e integrado que teremos resultados mais efetivos, com a redução do número de casos da doença. Também temos sempre orientado os municípios para que continuem a desenvolver as ações no decorrer do ano, de modo contínuo”.

Um importante avanço nas ações de combate à dengue na região foi a capacitação realizada em março, pela GRS Pedra Azul, com o objetivo de preparar os profissionais a identificar as larvas do mosquito Aedes Aegypti (saiba mais). O técnico de laboratório da GRS Pedra Azul, José Antônio da Silva, explicou que a capacitação foi um grande avanço para o desenvolvimento das atividades de controle da dengue na região, porque o serviço que antes era centralizado na Regional de Saúde foi descentralizado para que o próprio município possa desenvolver o serviço. Em Jacinto, as atividades já vêm sendo realizadas pelo técnico laboratorista, Paulo Sérgio Neves.

Com relação aos eventos programados no município, a palestrante e Coordenadora da Vigilância em Saúde de Jacinto, Maria Zilda Porto, defendeu que a população tenha acesso às informações relacionadas à doença para que possa realizar o trabalho de prevenção. “O objetivo principal é a conscientização, mostrar o que está errado e o que deve ser feito e fazer nosso trabalho em relação aos casos já comprovados. Já a população será instruída a fazer a sua parte, pois nesse tipo de caso, todos têm que colaborar para o bem maior da cidade”.

Por Allan Campos e Raul Carvalho