A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais promove de 9 a 13 de março, no município de Jequitinhonha, uma capacitação que visa habilitar os técnicos dos 25 municípios da região para serem laboratoristas do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD).

Crédito: Allan Campos

O técnico de laboratório da Regional de Pedra Azul, José Antônio da Silva, explicou que a capacitação possibilitará aos profissionais identificar as larvas do mosquito Aedes Aegypti, que é diferente de outras, como, o Aedes Albopictus e o Culex. A capacitação é considerada por Silva um grande avanço para o desenvolvimento das atividades de controle da dengue na região, porque o serviço que antes era centralizado na Regional de Saúde será descentralizado para que o próprio município possa desenvolver o serviço. “A descentralização das atividades irá dinamizar os serviços, propiciando conhecer com mais agilidade os índices de infestação e com isto tomar medidas necessárias ao controle do vetor mais rapidamente”, explicou ao enfatizar, ainda, que a mudança possibilitará que o gerenciamento do serviço do município possa ser realizado pelo próprio município.

O técnico do município de Bandeira, Jean Fábio, destacou que a capacitação era necessária para que o próprio município pudesse identificar da larva do mosquito. Já a técnica de Felisburgo, Juliana Almeida, ressaltou como deverá ser a nova rotina de trabalho. “Estamos cientes que após esta capacitação seremos os responsáveis por mais esta atividade e que nos possibilitará agilizar resultado dos índices de infestação para tomada de decisão de como combater a dengue”.

Para o Coordenador de Vigilância em Saúde de Jequitinhonha, Luís Antônio Lima, a capacitação é mais uma oportunidade de agregar conhecimento e informação. “Com a análise das larvas, os técnicos poderão conhecer e diferenciar os tipos de mosquitos que estão em circulação. Essas informações e orientações serão muito importantes para a realização da rotina no laboratório. A partir da identificação do mosquito, o município poderá definir e planejar as melhores formas de combate”.

Por Allan Campos