Aconteceu ontem (20/08) no SESC de Contagem/Betim, a cerimônia de abertura do I Fórum Estadual de Práticas Integrativas e Complementares de Minas Gerais (PIC’s) e do I Seminário Sudeste de Práticas Integrativas e Complementares, e ainda o lançamento do Programa de Plantas Medicinais, Medicamentos Fitoterápicos e Homeopáticos: Componente Verde da Rede Farmácia de Minas.

Quem esteve na solenidade de abertura, representando o Secretário de Estado de Saúde, foi o Secretário Adjunto, Francisco Tavares Junior, que agradeceu a presença de todos e destacou que esse era um momento ímpar nas práticas integrativas e complementares, por se tratar do primeiro seminário e primeiro fórum de Minas e do Sudeste. “Queremos que todos se sintam cidadão do SUS, iniciativas como essa servem para atrair mais pessoas para o sistema. O SUS só vai avançar quando entenderem que é um sistema único e universal. As práticas são propostas resolutivas, que tornam a saúde melhor e propõem acesso dessas práticas para todas as classes. Todos os profissionais estão hoje aqui para aprender e conhecer as novas políticas de saúde e que todos presentes se tornem multiplicadores das novas técnicas.”

As Práticas integrativas e complementares ampliam as ações de prevenção de doenças aos usuários do SUS, prevê agravos, promove a manutenção e recuperação da saúde baseadas em um modelo de atenção humanizado e centrado na integralidade do indivíduo, tendo como práticas a acupuntura, homeopatia, fitoterapia/plantas medicinais, termalismo, práticas corporais chinesas e antroposofia e muitas outras.

Para a coordenadora de Práticas Integrativas, Heloísa Monteiro, esse é um momento muito importante para as práticas e que o evento é a oportunidade de trocar saberes e experiência. “Buscamos reunir gestores e profissionais de saúde do SUS/MG para discutir a implantação e implementação da Política Nacional e Estadual de Práticas Integrativas e Complementares. Os convidados ainda podem vivenciar atividades práticas e participar de mini-cursos.”

O evento que ainda acontece durante os dias 21 e 22 de agosto têm satisfeito muita gente, como a fisioterapeuta, Marlia Nassau que veio de Alfenas para participar os três dias. “Essa é uma proposta inovadora, podemos melhorar a qualidade de vida e os municípios só tem a ganhar. As práticas têm um custo baixo e lá em Alfenas já estamos no caminho, sabemos que funciona mesmo.”

Além do Secretário Adjunto, também participaram da mesa de abertura a Superintendente de Assistência farmacêutica da SES, Renata Macedo; a coordenadora de Práticas Integrativas e Complementares, Heloísa Monteiro; o Representante do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares do departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Thiago Pires; o Representante da comissão Intersetorial e complementares do conselho Nacional de Saúde, Jean Luiz de Souza; o Presidente do Conselho Regional de Farmácia, Vanderlei Machado; e o representante do Cosms Regional de São João Del Rey, Marcelo Hannas.

Componente Verde

Aconteceu também durante o evento, o lançamento do Programa de Plantas Medicinais, Medicamentos Fitoterápicos e Homeopáticos: Componente Verde da Rede Farmácia de Minas(RFM). O Componente Verde da RFM visa ampliar as opções terapêuticas aos usuários do SUS no estado de Minas Gerais, considerando as experiências dos municípios e das Comunidades Indígenas do Estado.

Segundo a Superintendente de Assistência farmacêutica, Renata Macedo, o Programa possibilitará o acesso aos usuários do SUS aos seguintes produtos: Planta seca (droga vegetal); Fitoterápico manipulado; Fitoterápico industrializado; Medicamento homeopático. “Essa proposta não é de agora, a SES vem estudando a proposta de usar plantas medicinais no SUS há alguns anos. Em Minas temos um bom solo e uma grande diversidade da flora. O projeto vem com uma política de completar, agregar e fortalecer a política da Farmácia de Minas.”

Por Lorena Melo