Nos próximos dias 20 a 22 de agosto, acontecem, na região metropolitana de Belo Horizonte, o I Fórum Estadual de Práticas Integrativas e Complementares de Minas Gerais (PIC’s) e o I Seminário Sudeste de Práticas Integrativas e Complementares, que terá entre as atividades programadas do fórum a apresentação de experiências exitosas, como: atividades corporais e mini cursos de acupuntura, homeopatia, fitoterapia/plantas medicinais, termalismo, práticas corporais chinesas e antroposofia. E ainda no mesmo dia 20, acontece o lançamento do Componente Verde, Programa de Plantas Medicinais, Medicamentos Fitoterápicos e Homeopáticos da rede de atenção à Saúde do Estado de Minas Gerais que faz parte do Programa Farmácia de Minas.

O evento é destinado a profissionais, gestores públicos, professores, pesquisadores, controle social, estudantes de diversas áreas da saúde e afins. O encontro busca incentivar o estudo e a pesquisa na área das PIC’s e promover a troca de saberes, atualização do conhecimento e a divulgação de experiências exitosas na área, já que as práticas são totalmente reconhecidas pelo SUS e são eficazes.

Segundo a Coordenadora do núcleo de Práticas Integrativas e complementares, Heloísa Monteiro, o objetivo é fortalecer as ações em Práticas Integrativas e Complementares na região sudeste do Brasil. “Queremos reunir gestores e profissionais de saúde do SUS/MG para discutir a implantação e implementação da Política Nacional de Práticas Integrativas Complementares (PNPIC) e da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares (PEPIC SES/MG). E ainda durante o evento haverá orientações aos gestores de como elaborar um plano de desenvolvimento para o tema, assim como a composição da equipe dentro da Secretaria Municipal de Saúde e a capacitação dos profissionais para atuarem nos municípios, além de estabelecer a política pública dentro do Conselho Municipal de Saúde”.

Acesse mais informações sobre o evento aqui.

Dias: 20, 21 e 22 de agosto
Local: SESC Betim/Contagem