Com atenção especial para os municípios de Rio Pardo de Minas e Taiobeiras, que nesta época do ano enfrentam temperaturas mais baixas, bem como Espinosa que faz divisa com o Estado da Bahia e Montes Claros que diariamente recebe uma grande população flutuante, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) está intensificando as ações de prevenção à gripe.  Além da distribuição de medicamentos para hospitais e unidades de saúde dos 53 municípios que compõem a área de atuação da SRS, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) criou, em junho, o comitê de enfrentamento da Influenza que está articulando ações de prevenção junto aos municípios norte-mineiros. O objetivo é orientar a população para os cuidados com a saúde durante o inverno.

Quinta-feira, 24, a Superintendência Regional de Saúde realizará em Montes Claros seminário de capacitação de profissionais que trabalham em hospitais do Norte de Minas, visando orientá-los sobre os procedimentos a serem adotados para coleta de materiais de pacientes suspeitos de terem contraído a Síndrome Respiratória Aguda Grave. Os materiais serão enviados para análise em laboratório, visando confirmar ou não a doença. A capacitação acontecerá a partir das 14 horas, no laboratório regional da SES, sediado na Avenida Carlos Ferrante, bairro Edgar Pereira.

A gripe é geralmente mais grave que o resfriado e pode levar a complicações, principalmente nos extremos de idade, crianças menores de nove anos e adultos com 60 ou mais anos; gestantes; puérperas; nas pessoas portadoras de doenças crônicas; nos imunodeprimidos (pessoas com redução de atividades ou eficiência do sistema imunológico), obesos; na população indígena e em indivíduos menores de 19 anos de idade em uso prolongado de ácido acetilsalicílico (está associado com o aumento de risco para o desenvolvimento da Síndrome de Reye. A doença pode causar aumento agudo de pressão dentro do cérebro e, frequentemente, acúmulos volumosos de gordura nos demais órgãos).

O coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SRS de Montes Claros, João Geraldo de Rezende ressalta que o atendimento da demanda dos municípios pela distribuição de Tamiflu possibilita a médicos de hospitais e unidades de saúde o tratamento precoce dos sintomas mais graves da gripe. Além disso, representantes dos municípios que merecem maior atenção também foram orientados quanto à notificação dos casos suspeitos da Síndrome Respiratória Aguda Grave, por meio da coleta de material para exames laboratoriais. Neste ano, em Montes Claros, a Superintendência Regional de Saúde notificou um óbito de paciente com o vírus da Influenza “A” H1N1. João Rezende explica, ainda, que as pessoas que tiverem complicações de saúde por causa de gripe devem procurar assistência médica o mais urgente possível, para ter acesso a tratamento adequado. Caso seja necessário, a prescrição de uso de Tamiflu deve ser feita apenas por médicos, sendo que o medicamento já foi disponibilizado pelo Governo de Minas para todas as unidades públicas de saúde.

PREVENÇÃO

A gripe é uma doença grave e que se não for diagnosticada em tempo hábil pode até matar. Para evitar que o vírus causador da gripe se espalhe é preciso ter alguns cuidados, como evitar aglomerações; lavar as mãos com frequência ou utilizar o álcool gel a 70%; manter ambientes bem ventilados; ao tossir ou espirrar, cobrir a boca com a parte interna do braço e não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal. Em casos de suspeita de gripe, o paciente deverá procurar o médico ou a unidade da saúde mais próxima; tomar a vacina se tiver indicação e colocar em prática a etiqueta da tosse.

A médica infectologista da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), Tânia Marcial explica que a gripe é uma das doenças de mais fácil transmissão, por ser de fácil contágio: “Ocorre de pessoa para pessoa e é transmitida pela tosse, espirro, fala e também pelo contato das mãos com superfícies contaminadas. Estas infecções ocorrem durante todo ano, mas predominam nos meses frios. O resfriado é a infecção mais comum e é causado por mais de 200 tipos diferentes de vírus. Ele caracteriza-se pela presença de sintomas relacionados ao comprometimento das vias aéreas superiores, como congestão nasal, coriza, tosse, rouquidão, febre variável, e menos frequentemente mal-estar, dores musculares e cefaleia”.

Tânia Marcial explica, ainda, quais os sintomas da gripe e como essa doença agride o corpo humano: “O vírus da Influenza causa a gripe ou influenza que geralmente inicia-se com a instalação abrupta de febre alta, acima de 38ºC, seguida de dores musculares, dor de garganta, prostração, dor de cabeça e tosse seca”. Para este ano são previstas infecções pelos vírus Influenza A H1N1, A H3N2 e Influenza B.

Mesmo sendo comum durante o ano inteiro é preciso ter cuidado redobrado no inverno: “No período do inverno são importantes a adoção de medidas que visam redução do número de casos, como os cuidados higiênicos e medidas de precaução, como a etiqueta da tosse, lavagem das mãos e a vacinação, que são os hábitos mais adequados para se combater a gripe”, explica Tânia Marcial.

Por Pedro Ricardo