A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha participou, no dia 26 de outubro, da reunião gerencial da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Varginha, com diretores escolares de 106 escolas, localizadas em 28 municípios da região. O objetivo da reunião foi reforçar a importância do apoio à estratégia de vacinação nas escolas para a Campanha de Multivacinação de Crianças e Adolescentes, que ocorre de 21 de outubro a 4 de novembro, em todo o estado, visando atualizar os cartões de vacinação de crianças e adolescentes.

A SRS Varginha foi representada pela coordenadora de vigilância epidemiológica, Monique Borsato Silva, pela referência técnica de imunização, Poliana Pereira e referência técnica em comunicação e mobilização social, Thayane Viana de Carvalho Lenzi.

O convite para enfatizar a importância da vacinação aos diretores partiu da Superintendente Regional de Ensino de Varginha, Eliane dos Reis Dias, durante reunião de alinhamento, realizada nesta semana na SRS Varginha, sobre estratégia de multivacinação nas escolas, com representantes das regionais de saúde, de ensino e do município de Varginha.

Representantes da SRS Varginha e SER Varginha em reunião com diretores escolares da região

Foram apresentados dados da situação epidemiológica e das coberturas vacinais dos 50 municípios que compõem a área de abrangência da SRS Varginha, destacando os períodos de erradicação de algumas doenças, como a poliomielite, como resultado de uma cobertura vacinal adequada.

A equipe da Regional de Saúde enfatizou a importância dos educadores como formadores de opinião e dos estudantes como replicadores dos conhecimentos adquiridos em suas famílias e comunidades, papéis essenciais para combater a desinformação e fomentar o interesse pela vacinação.

Para a referência técnica de imunização da SRS Varginha, alguns fatores que contribuem para o cenário atual de queda nas coberturas vacinais são a desinformação, a ausência de ocorrência das doenças e a percepção de risco, “porque, quando a gente não materializa, a gente não tem medo. Tivemos um exemplo claro quando, no auge da pandemia de covid-19, víamos filas imensas nas salas de vacina. Isso porque estavam ocorrendo muitos casos, óbitos e as pessoas tinham medo. Agora que houve o controle da doença, graças à vacinação, e já vemos pouca adesão nas campanhas de doses de reforço diante das variantes. Então, é preciso sensibilizar, alertar sobre os ricos, continuar falando sobre o assunto, promover ações educativas e de mobilização. O espaço das escolas é um espaço excelente porque nós da saúde, às vezes, falamos com os pais, com a população, com os jovens e não somos de fato ouvidos. Mas, quando o professor orienta na escola, os alunos aderem e levam o conhecimento para compartilhar fora dela também”, destaca a referência técnica Poliana Pereira.

Durante a participação da equipe da SES-MG foi abordado o ofício circular SES/SUBVS Nº 04/2023, remetido para as regionais de saúde e de ensino em agosto deste ano, e que aborda o fomento às ações de promoção da saúde e prevenção de doenças imunopreveníveis nas escolas em Minas Gerais. Fizeram parte do documento também um modelo de carta orientativa aos pais, o termo de autorização para imunização nas escolas e calendário vacinal da criança e adolescente.

A SRS Varginha destacou que, além do dia D de multivacinação e da ação que ocorrerá em algumas escolas nos próximos dias, as escolas municipais, estaduais, federais ou particulares podem articular ações de vacinação em suas unidades, juntamente com as secretarias municipais de saúde, considerando melhores datas e horários, facilitando assim o acesso e aumentando as coberturas vacinais. Foi apresentada também na reunião a página da SES-MG na internet (https://www.saude.mg.gov.br/vacinamaisminas), que traz informações sobre as vacinas e artes editáveis para os eventos.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi