Desde 1992, realiza-se mundialmente a campanha Agosto Dourado, para intensificar as ações de conscientização sobre a importância do aleitamento materno. No Brasil, a ações de conscientização da importância da amamentação para a saúde do bebê, durante o mês de agosto, foram oficializadas pela Lei nº 13.435/2.017 e, para este ano de 2023, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participa da campanha “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, encabeçada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Escutar, apoiar e atender às necessidades das mulheres durante a fase de amamentação do bebê é determinante para o sucesso do aleitamento materno. Essa afirmação é apoiada pela enfermeira Joice da Silveira Souza Cordeiro, do município de Visconde do Rio Branco, que é mãe de Davi Luiz (5 anos) e de Gustavo (6 meses). Ela contou que, na segunda gravidez, conseguiu ofertar uma amamentação de alta qualidade para o filho, pois compreendeu a excelência do alimento e recebeu apoio do marido, familiares e de profissionais especializados. 

21.08.2023.Ubá Amamentação

“Amamentar para mim foi uma decisão e fui me preparando antes do Gustavo nascer. Mas gostaria de ressaltar a imprescindibilidade da rede de apoio, indispensável para a mulher conseguir o aleitamento exclusivo, evitando usar complementos. Esse apoio começa na atenção básica, no PSF, desde a gravidez, neste lugar onde ela pode esclarecer dúvidas quanto a pega correta, as dificuldade como sono, dor nas costas, fissuras e outros desafios. Contei com o apoio de várias enfermeiras amigas; minha família acolheu esse meu desejo; tive consultoras e, graças a Deus, completei o sexto mês de amamentação exclusiva do meu filho. Sem a rede de apoio, a mulher pode desistir no meio do caminho”, destacou Joice Cordeiro. 

 

Fortalecimento do aleitamento materno na Regional de Ubá

O tema do aleitamento materno tem sido fortalecido como pauta da saúde para os municípios da área da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá. Em maio deste ano, foi realizada uma oficina que estimulou a mobilização dos 31 municípios da região para realizarem campanhas de doação de leite materno para o Banco de Leite que atende aos bebês internados na maternidade do Hospital Santa Isabel (HSI), em Ubá. 

“Neste primeiro momento, conseguimos reforçar o papel crucial das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para o sucesso do aleitamento materno e como estas mesmas equipes podem contribuir para tornar acessível para possíveis doadoras realizarem esse ato de amor. Obtivemos sucesso, tanto que, ainda neste mês, relacionado ao Agosto Dourado, teremos a segunda oficina, contando inclusive com palestra de consultora de amamentação e explicação dos procedimentos para doação, entre outros assuntos que envolvem a temática”, contou Aline Lopes, referência técnica materno infantil da GRS Ubá.

Conheça os benefícios da amamentação, esclareça dúvidas e conheça ações para doação de leite humano no hotsite da SES-MG: https://www.saude.mg.gov.br/aleitamentomaterno

 

Por Keila Lima / Foto: Sandra Pimenta