A 22º Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi prorrogada até o dia 30/06/2020 e todas as pessoas incluídas nos grupos para a vacinação poderão se vacinar. Com cobertura geral de 87%, a medida foi tomada para que o estado alcance a meta de imunizar 90% do público alvo da campanha. Segundo dados do Sistema de informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) de hoje, 01/06, no estado a menor cobertura está entre os adultos de 55 anos a 59 anos, cuja taxa é 45,24%. Entre as gestantes, a cobertura encontra-se em 49,79% e entre as crianças em 53,13%.

IMG 7454

“Embora alguns grupos, como idosos e trabalhadores e saúde atingiram uma cobertura superior a 100%, outros grupos ainda não alcançaram a meta, como é o caso de crianças e gestantes. Por isso, Minas acatou a orientação do Ministério de Saúde que prorrogou a disponibilidade da vacina nos postos de saúde até o dia 30 de junho de 2020”, explicou Josianne Dias Gusmão, coordenadora Estadual do Programa de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SESMG).

Segundo Josianne, a prorrogação do prazo para a vacinação é mais uma oportunidade para que as pessoas contempladas nos grupos prioritários possam receber a vacina influenza nos serviços de saúde.

A recomendação é para que as doses existentes nos municípios sejam destinadas aos grupos prioritários, como as pessoas de 60 anos e mais de idade, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motorista e cobrador de transporte coletivo, portuários, povos indígenas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação do Ministério da Saúde (MS) e é definida a partir de estudos epidemiológicos. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias e também aqueles grupos que permitem uma maior disseminação do vírus da gripe.

Saiba mais em https://www.saude.mg.gov.br/gripe

Casos de Gripe em Minas Gerais

Em Minas Gerais, até o momento, registrou 102 casos de influenza e 13 óbitos. Confira outros dados sobre a doença em Minas neste link. De acordo com a coordenadora, Josianne Gusmão, a imunização pode reduzir os riscos de complicações, internações e mortalidades decorrentes das infecções pela Influenza. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza.

“Como as vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protegem contra os vírus que são capazes de causar mais complicações às pessoas, a vacina influenza é a medida de prevenção mais importante para proteger contra a doença”, aponta Josianne Gusmão.

TABELA: Cobertura vacinal Influenza em Minas Gerais

 

Fonte: Sistema de informações do Programa Nacional de Imunizações - SIPNI. 01/06/2020.

Por Juliana Gutierrez