A Regional de Saúde de Montes Claros realiza nesta quinta e sexta-feira, 19 e 20/3, a entrega da primeira remessa de vacinas contra a gripe H1N1 para os 54 municípios que integram a sua área de atuação. A 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa segunda-feira, dia 23, e prossegue até 22 de maio. O Dia D de mobilização nacional está marcado para 9 de maio.

Crédito: Pedro Costa

Também na próxima segunda-feira começa a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, tendo como público alvo pessoas com idade entre 20 e 49 anos. A Campanha prossegue até dia 30 de junho, com previsão de vacinar em Minas Gerais mais de 9,2 milhões de pessoas.

INFLUENZA

O público alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está estimado em 67,6 milhões de pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis. Visando ampliar o acesso à vacinação dos grupos mais vulneráveis, as pessoas de 55 a 59 anos também serão imunizadas.

A vacina é a medida de prevenção mais importante para proteger contra a doença, além de contribuir na redução da circulação viral. Neste ano a Campanha foi antecipada pelo Ministério da Saúde como estratégia para diminuir a quantidade de pessoas com gripe no período do inverno e uma forma de auxiliar profissionais de saúde a descartarem a doença na triagem de casos para o coronavírus.

Nas três etapas da Campanha a previsão é de que nos 54 municípios que integram a área de atuação da Regional de Montes Claros sejam vacinadas 229 mil 318 pessoas, distribuídas da seguinte forma: idosos (110 mil 248); crianças até seis anos de idade (84 mil 942); pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (52 mil 481); trabalhadores da saúde (24 mil 258); professores (15 mil 674); gestantes (10 mil 750); pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional (2 mil 710); mulheres até 45 dias após o parto ( 1 mil 764) e profissionais das forças de segurança (1 mil 132).

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador – (Nuveast) da Regional de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes ressalta a importância da mobilização dos municípios para a realização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, levando-se em conta a circulação do novo coronavírus no país.

“A vacina deixa o sistema imunobiológico protegido contra cepas do vírus influenza, milhares de vezes mais comuns do que o coronavírus. Se a pessoa tiver algum problema de saúde e avisar que foi vacinada contra a gripe, isso auxiliará os profissionais de saúde a pensar em outros vírus”, observa Agna Menezes.

A coordenadora explica que a vacina contra a gripe não diminuiu o risco de contágio do coronavírus, mas possibilita proteger a população mais vulnerável contra o vírus influenza, evitando sobrecarrega do sistema respiratório.

Agna Soares lembra que “a vacinação ainda desafoga os pronto socorros e hospitais do sistema público e privado, que vão ter menos pacientes com gripe e mais espaço para um eventual surto de Covid-19, nome da doença provocada pelo novo coronavírus”.

ETAPAS

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá duração de dois meses e será dividida em três etapas. A primeira fase será direcionada aos idosos e trabalhadores da área da saúde.

A segunda etapa, prevista para começar dia 16 de abril, contemplará professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Já a terceira fase, a partir de 9 de maio, terá como alvo crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

PREVENÇÃO

A transmissão da gripe influenza ocorre principalmente pelo contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções. A influenza sazonal inicia-se, em geral, com febre alta seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias.

Os sintomas respiratórios como a tosse tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se, em geral, de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar. Devido aos sintomas em comum, a gripe influenza pode ser confundida com outras viroses respiratórias causadoras de resfriado.

Para evitar a contaminação recomenda-se adotar medidas gerais de proteção, como a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, e a adoção da etiqueta respiratória, que consiste em cobrir a boca ao tossir ou espirrar. Isso impede a transmissão do vírus.

Outra dica importante é não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

DOADORES DE SANGUE

Muitas pessoas não sabem, mas toda vez que alguém toma uma vacina, fica impedido de doar sangue. O período de restrição varia, conforme o tipo de vacina.

No caso da vacina contra influenza, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os candidatos elegíveis à doação que tiverem sido vacinados devem ser temporariamente considerados como inaptos, pelo período de 48 horas.

Por Pedro Costa