Nesta quarta-feira, 18/12, a Regional de Saúde de Januária realizou em seu auditório, reunião para definir as ações para enfrentamento ao coronavírus – COVID-19.  Estiveram presentes o presidente do COSEMS Regional de Januária, Rafael Nunes de Andrade, gestores e profissionais da saúde dos Municípios de Brasília de Minas, Itacarambi, Januária, Manga, Montalvânia, São Francisco, São João da Ponte e Urucuia, que possuem capacidade de atendimento hospitalar, além da Gerente da Regional de Saúde de Januária, Ioná de Carvalho Lisboa e seus coordenadores.

Crédito: Giuliana Dias Luz Batista

A reunião foi dividida em três partes sendo que em um primeiro momento foram apresentadas ações já desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Saúde frente ao COVID-19 pela Gerente Regional e, em segundo momento, foram repassadas orientações gerais por área técnica pelos coordenadores dos Núcleos que compõem a Regional de Saúde de Januária.

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Saúde do Trabalhador, coordenada por Carlos Manuel, elencou as principais informações epidemiológicas do Coronavírus, explicando sobre o boletim Informativo divulgado diariamente no site da saude, bem como conceitos, período de transmissão, período de incubação, modo de transmissão, fontes de infecção, identificação de casos suspeitos e as condutas e encaminhamentos que devem ser adotadas diante de um caso suspeito. A realização da notificação de caso suspeito deve ser realizada pelo profissional de saúde ou pelo serviço que prestar o primeiro atendimento ao paciente, acessando o formulário on-line disponível FormSusCap: http://bit.ly/2019-ncov.

Na oportunidade também foi fornecido os canais de atendimento pelo CIEVS-Minas e repassadas as orientações da realização dos procedimentos de coleta, acondicionamento e transporte de material biológico para os exames laboratoriais.

Pelo Núcleo de Vigilância Sanitária, a Coordenadora Tais Pinto Coelho de Oliveira, informou sobre os cuidados que os hospitais devem observar no cumprimento da legislação correlata, referente a normas de isolamento, higienização e desinfecção e uso de EPI’s.

Já o coordenador do Núcleo Farmacêutico, Gilberto Junior, relatou sobre o tratamento frente aos casos de COVID-19, relatando que até o presente momento não existe tratamento específico, apenas suporte e inespecífico, frente aos sintomas apresentados, além de fazer um alerta sobre o uso do Ibuprofeno que deve ser evitado diante destes casos.

O Núcleo da Atenção Primária, por intermédio de seu coordenador, Emmanuel Rodrigues, reforçou sobre a Identificação de caso suspeito de Síndrome Gripal e de COVID-19, medidas para evitar contágio na UBS, Classificação do caso e estratificação da gravidade da Síndrome Gripal em Casos leves e Casos graves, notificação imediata, o Monitoramento clínico, medidas de prevenção comunitária, o apoio à vigilância ativa, assim como Mapeamento da rede Assistencial.

Em fechamento do segundo momento da reunião, o Núcleo de Regulação, por seu coordenador, Leonardo Barros, informou sobre as suspensões dos procedimentos cirúrgicos da catarata (Deliberação n° 2976/2019), assim como de cirurgias eletivas.

No final da reunião, em um terceiro momento, foram pactuadas “Definições de Estratégias de Enfrentamento ao COVID-19” no território de jurisdição da Regional de Saúde de Januária pelos Oito Municípios presentes, onde foi definido o fluxo de estratégia de remanejamento de pacientes com COVID-19, que irá atender aos 25 Municípios que englobam a Regional de Saúde de Januária.

A Gerente Regional de saúde de Januária, Ioná de Carvalho Lisboa, ressaltou que “a presente reunião foi de suma importância neste cenário atual para alinhar medidas da região no enfretamento do Covid-19. A adoção de medidas preventivas e restritivas são fundamentais para desacelerar a curva epidêmica, e o Estado está trabalhando no fortalecimento da assistência, portanto o foco principal da reunião foi identificar o papel de cada instituição hospitalar na rede, que será indispensável para assistir a população que realmente irá precisar dos serviços de saúde.

Todas as informações repassadas pelos coordenadores da Regional de Saúde de Januária tiveram como base as orientações contidas no Protocolo Estadual Infecção Humana pelo SARS-COV-2 (Doença pelo Coronavírus COVID-19).

No intuito de amenizar a proliferação dos vírus COVID-19, na oportunidade do encontro, foi reforçado aos Municípios os cuidados que devem ser observados por todos, contidos nos termos dos protocolos recomentados pelo Ministério da Saude e da Secretaria Estadual de saúde que se encontram disponíveis pelo site da saúde (www.saude.mg.gov.br/coronavirus).

Por Giuliana Dias Luz Batista