A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Regional de Saúde de Montes Claros, em parceria com Conselho Regional de Psicologia (CRP) da 4ª Região realiza nessa quinta-feira (24/10), o Seminário de Capacitação sobre Prevenção ao Suicídio. O evento, que acontece a partir das 13 horas no auditório da Câmara Municipal de Montes Claros, é voltado à participação de profissionais de saúde mental e de atenção primária à saúde, atuantes em municípios do Norte de Minas, além de especialistas de outras áreas do conhecimento.

Arte: Governo de Minas

Entre outros temas, durante o seminário o psicólogo, professor universitário e doutorando em cognição e comportamento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ronaldo Santhiago Bonfim de Souza, falará sobre a pessoa com risco eminente de autoextermínio; como o tema prevenção ao suicídio deve ser abordado no ambiente escolar; acompanhamento e repasse de orientações a familiares de pessoas com risco eminente de autoextermínio ou que tenham suicidado; e automutilação entre adolescentes.

A psicóloga e referência técnica em saúde mental do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da Regional de Saúde de Montes Claros, Alcina Mendes Brito destaca a importância dos profissionais do Norte de Minas aprofundarem os conhecimentos sobre prevenção ao suicídio, visto que se trata de um tema que tem despertado discussão em nível mundial. “Precisamos buscar estratégias que possam minimizar os riscos e falhas para prevenir e reduzir esse agravo, com uma abordagem de saúde pública, além de reforçarmos as ações de prevenção”, acrescenta Alcina Brito.

Notificações

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o oitavo país em número absoluto de suicídios registrando, em média, 11 mil casos por ano. Esses dados representam 30 mortes por dia, sendo o número de homens quase quatro vezes maior que o de mulheres. Entre os jovens, o suicídio é a segunda causa de morte entre pessoas com idade de 15 a 29 anos.

Pensando nisso, em 2015, o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) desenvolveram a campanha brasileira Setembro Amarelo, celebrada todo dia 10 de setembro. O objetivo é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio, além de divulgar o tema e reforçar junto à população a importância de discutir o assunto. Na campanha de 2019, para estimular os debates, a SES-MG repercutiu o tema: “Combater o Estigma é Salvar Vidas”.

Por Pedro Ricardo