Os 53 municípios que integram a área de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) estão recebendo nesta semana novas remessas de vacinas que serão utilizadas no sábado (12/05), dia "D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Neste dia, as salas de imunização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficarão abertas durante todo o dia para que as pessoas possam se vacinar.

Crédito: Pedro Costa

Semanalmente, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está repassando as vacinas aos municípios, de acordo com os estoques disponibilizados aos Estados por parte do Ministério da Saúde.

A diretora de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Janaína Fonseca Almeida explica que a vacinação é uma das principais estratégias de prevenção da gripe. “A vacina tem contribuído ao longo dos anos para a redução de complicações, internações e óbitos, especialmente na população de risco. Por isso é tão importante aproveitar o sábado para se imunizar”, explica.

A Campanha, que começou no dia 23 de abril e vai até o dia 1° de junho, tem como objetivo imunizar 90% das mais de 5 milhões de pessoas que fazem parte do público prioritário, em Minas Gerais. Entre os 86 municípios que compõem a região ampliada de saúde do Norte de Minas, a previsão do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SIPNI) é de que devem ser vacinadas 354 mil 839 pessoas. Entre os municípios que compõem a área de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros, a estimativa é de que sejam vacinadas 228.234 pessoas. Desse total, mais de 82 mil pessoas residem em Montes Claros.

Entre os 23 municípios que compõem a área de atuação da Regional de Saúde de Januária (GRS), a estimativa é de que devem ser vacinadas 98.629 pessoas. Já em sete municípios que compõem a Regional de Saúde de Pirapora, o SIPNI estima que devem ser vacinadas 27.976 pessoas.

Público Prioritário

A vacina contra a gripe, disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tem como público prioritário as crianças de 6 meses a menores de 5 anos; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; gestantes; puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto); mulheres e homens com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; pessoas privadas de liberdade; portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais que comprometam a imunidade e professores de escolas públicas ou privadas. Para serem vacinadas, elas deverão levar o cartão de vacina, visando possibilitar aos profissionais de saúde a atualização dos dados.

Tripla proteção

A vacina contra gripe protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde: (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada.

Cobertura Vacinal

Nesta semana, durante a realização de reuniões das Comissões Intergestores Regionais, realizadas nas cidades polo de saúde do Norte de Minas, a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da Regional de Saúde de Montes Claros, Josianne Dias Gusmão, alertou os gestores para a necessidade de atualização dos dados da cobertura vacinal no SIPNI. “Esse trabalho precisa ser realizado de maneira frequente por parte das secretarias de saúde, visando possibilitar ao Governo do Estado e ao Ministério da Saúde o acompanhamento da cobertura vacinal nos municípios”, ressaltou.

Por Pedro Costa