A Regional de Saúde de Montes Claros iniciou, nesta segunda-feira (02/04), a mobilização das secretarias municipais de saúde do Norte de Minas com o objetivo de organizar a implementação da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza. A Campanha será realizada no período de 23 de abril a 1º de junho. O dia 12 de maio será o Dia D de mobilização da população para vacinação contra a gripe.

Durante reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), realizada também nesta segunda-feira (02/04), no auditório do Hospital Universitário Clemente de Faria, a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da regional, Josianne Dias Gusmão, anunciou para os secretários de saúde da microrregião de Montes Claros/Bocaiúva que, neste ano, os municípios deverão elaborar plano de ação visando agilizar o atendimento do público-alvo da campanha. A iniciativa tem como objetivo evitar que longas filas sejam formadas nas salas de vacina das unidades básicas de saúde.

O plano de ação dos municípios deverá levar em conta o fato de que o repasse das vacinas para os Estados é efetuada de forma fracionada por parte do Ministério da Saúde. Com isso, o mesmo procedimento será adotado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em relação aos municípios. Porém, explicou Josianne Gusmão, os municípios norte-mineiros localizados em regiões mais distantes de Montes Claros receberão quantidades maiores de vacina para atendimento das demandas.

“Isso porque, há municípios distantes até 300 quilômetros de Montes Claros, o que dificulta o deslocamento frequente de profissionais das secretarias de saúde para recebimento das vacinas a que cada localidade tem direito”, explica Josiane Gusmão.

A previsão inicial do Ministério da Saúde era de que a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe fosse iniciada dia 16 de abril, porém houve necessidade de adiamento do trabalho em virtude do atraso da entrega do imunobiológico pelo Instituto Butantan. Conforme o Instituto, em razão da alteração de duas cepas de vírus a serem utilizadas na campanha de 2018, para produção da vacina trivalente no hemisfério sul foi necessário importar novas cepas. Isso acabou por atrasar a produção da vacina impedindo que o Instituto conseguisse produzir o quantitativo suficiente para iniciar a campanha em 16 de abril.

De acordo com o Ministério da Saúde, apesar dessa alteração, a Campanha será realizada no período ideal (abril e maio), antes do pico de transmissão do vírus influenza no Brasil, que ocorre no mês de julho.

Público prioritário

Na Campanha deste ano, além de pessoas com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); as gestantes; as puérperas (até 45 dias após o parto); os trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

O público prioritário representará aproximadamente 60 milhões de pessoas e a meta nacional é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a imunização. Em Minas Gerais espera-se vacinar mais de 5 milhões 034 mil pessoas. O Influenza é um vírus de circulação sazonal e, em 2018, a vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, protegendo contra três tipos de Influenza, sendo eles o H3N2, o H1N1 e o B.

Por Pedro Costa