Em reunião técnica que aconteceu nesta terça-feira (27/03), na Regional de Saúde de Uberaba, 70 profissionais dos 27 municípios da região Triângulo Sul discutiram a operacionalização da campanha contra influenza que começa no mês de abril. O cenário epidemiológico da Influenza na região, no estado e no Brasil também foi discutido. Participaram Enfermeiros, dentistas, coordenadores de Atenção Primária e Vigilância Epidemiológica, e os gestores dos municípios de Pratinha, Veríssimo e Limeira do Oeste.

Denise Maciel, referência regional de vigilância em doenças transmissíveis, salienta a importância de alertar profissionais e gestores de saúde para a necessidade de desencadear medidas de proteção à população. “É preciso aumentar a cobertura vacinal, a notificação de casos suspeitos oportunamente, o bloqueio vacinal e a coleta de amostras para diagnóstico”, conclui.

De acordo com a referência técnica regional em imunização, Marina Scalon, “a meta para este ano, é vacinar 90% do público alvo de cada grupo prioritário, promovendo maior homogeneidade na cobertura”.

Influenza 2018

A campanha acontece entre os dias 16/04 a 25/05, com dia D marcado para 05/05. A população total a vacinar, na SRS Uberaba, é de 193.821 (cento e noventa e três mil, oitocentos e vinte e uma pessoas), nos seguintes grupos prioritários:

• Crianças (de 6 meses a 5 anos incompletos)
  • Idosos (a partir de 60 anos)
  • Gestantes (em qualquer idade gestacional)
  • Puérperas (até 45 dias após o parto)
  • Trabalhadores de saúde
  • População indígena
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
  • Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (de 12 a 21 anos)
  • Pessoas portadoras de doenças crônicas
  • Professores de escolas públicas e privadas