Nesta sexta-feira (26/01), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, na sede da Regional de Saúde de Belo Horizonte reunião para debater, apresentar números e alinhar informações sobre o enfrentamento da Febre Amarela no Estado. Participaram da reunião representantes da Fundação Hemominas, Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), Regional de Saúde de Belo Horizonte e Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

A Superintendente de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-MG, Deise Santos, enfatizou o aumento dos casos em investigação e esclareceu dúvidas referente à vacinação de gestantes e idosos. na oportunidade, ela reforçou que as informações sobre a doença estão disponíveis no hotsite: www.saude.mg.gov.br/febreamarela.

Representantes do Centro de Informações Estratégica em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS Minas) também estiveram presentes. O CIEVS é o órgão coordenador das situações de crise que ocorrem no Estado, sendo responsável pelo acompanhamento dos agravos, que pelo potencial de risco à saúde pública necessitam de acompanhamento da SES-MG.

crédito: Alessandra Maximiano

A Superintendente Regional da SRS-BH, Maria da Ajuda dos Santos, também destacou para os participantes a importância das informações acerca da vacinação das grávidas e o alinhamento dos plantões entre os profissionais de saúde.

Outras reuniões sobre o enfrentamento da doença no Estado também serão realizadas ao longo das próximas semanas.

Também estiveram presentes na reunião o Chefe de Gabinete da SES-MG Lisandro Lima, o Subsecretário de Políticas e Ações de Saúde, Homero Rocha de Souza Filho, a Subsecretária de Gestão Regional, Márcia Faria, os Assessores da Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde Adelaide Bessa e Bruno Reis, representando o estado. Representaram a prefeitura de BH, o Subsecretário de Vigilância em Saúde de Belo Horizonte, Fabiano Pimenta, a Diretora da DPSV/SMSA de Belo Horizonte Lúcia Paixão e a representante da Fiocruz/ Instituto René Rachou, Zélia Profeta.

Por Alessandra Maximiano