Uberlândia foi o primeiro município no Triângulo Mineiro a receber o vacimóvel pelo Governo de Minas. A solenidade de entrega ocorreu nesta terça-feira, 22/10, no Centro Administrativo Municipal. O vacimóvel é uma van adaptada para que seja um pequeno centro de vacinação itinerante para atendimento às pessoas.

Com o repasse estadual na ordem de R$ 409 mil, o município de Uberlândia adquiriu o veículo equipado com refrigeração (câmara de vacina de 120 litros), pia para higienização, ar condicionado, isolamento térmico antichamas, cadeiras e mesas, armários, TV 24 polegadas, com toda estrutura adequada para que as equipes de vacinação realizem seu trabalho com eficiência e segurança fora das Unidades de Saúde, com conforto e facilidade de acesso para a população. Para aumentar a cobertura vacinal, controlar e até mesmo erradicar doenças em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG) possui o programa Vacina Mais Minas, que tem como uma de suas estratégias o Vacimóvel.

Primeiro vacimóvel no triângulo mineiro chega em Uberlândia

Na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia, além do município sede, haverá vacimóvel nos municípios de Araguari, Patrocínio e Monte Carmelo, e mais sete veículos para os consórcios intermunicipais de saúde, contemplando toda a região. Em Minas Gerais serão mais de 250 veículos para esta estratégia e já foram entregues 55.

Marcelo José Pires Ferreira, superintendente regional de Saúde de Uberlândia, destaca as perspectivas para o aumento da cobertura vacinal dentro do Programa Estadual. “As parcerias são fundamentais para mobilizar a população. No bairro, distrito e ou mesmo na área rural onde o vacimóvel estiver, as associações, escolas, igrejas e comércio serão envolvidos para divulgar a ação. É a oportunidade das pessoas se vacinarem na porta de casa ou do trabalho de forma segura e humanizada”, pontuou o superintendente.

Entrega das chaves do vacimóvel de Uberlândia

Durante a entrega, o secretário de saúde de Uberlândia, Adenilson Lima e Silva, afirma que “o vacimóvel veio para melhorar e adequar a cobertura vacinal da cidade que não está satisfatória. Nós entendemos que as vacinas devem sair das unidades e chegar à população. O vacimóvel é uma iniciativa inovadora que chega a Uberlândia, com os recursos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, e garante o acesso à saúde para todos os cidadãos uberlandenses”, conclui o secretário.

O servidor público municipal, Guilherme Pereira Araújo, foi a primeira pessoa a se vacinar. Ele atualizou o cartão com as vacinas contra a hepatite B e DT (difteria e tétano). Ele comenta que, mesmo com as salas de vacinação pela cidade, o vacimóvel facilita a aproximação da população. “Aproveitei que o vacimóvel estava aqui na Prefeitura e atualizei o meu cartão. A van é importante porque fica mais próximo das pessoas que têm dificuldade de se deslocar até a unidade. Se o veículo está em uma praça, centro ou bairro, torna-se mais fácil para a população se vacinar”, disse Araújo.

O servidor Guilherme Pereira Araújo se prevenindo contra hepatite B, difteria e tétano
O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão Carneiro, anunciou o itinerário para os próximos dias, 23 a 25 de outubro. “O vacimóvel estará na praça Tubal Vilela, por três dias: na quarta, quinta e sexta-feira. Vamos ao trabalho”, finalizou Leão.

Vacinação em Uberlândia
A rede municipal de saúde disponibiliza 74 salas de vacina, algumas com horário estendido até as 20h, e o Cantinho da Saúde no Terminal Central que atende a população das 7h às 19 horas. E agora passa a contar com o vacimóvel.

A população de Uberlândia pode baixar o aplicativo de celular “Saúde + Uberlândia” e consultar a sua situação vacinal.

Saiba mais em: https://www.saude.mg.gov.br/vacinamaisminas

Por Lilian Cunha e Vitória Caregnato (estagiária sob supervisão) / Fotos: Lilian Cunha