No Dia D contra a poliomielite, realizado em 8/6, mais de 22 mil doses de vacinas foram aplicadas nos municípios da Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte (URS-BH). Com ações em 35 municípios da região central de Minas Gerais, pais e responsáveis levaram crianças entre um e quatro anos de idade aos postos de saúde para serem vacinadas. A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite teve início em 27/5 e vai até 14/6.

O secretário de saúde de Mateus Leme, Wagner Barbalho, destaca a relevância de abordar a imunização no contexto atual. “Devemos tratar a imunização de forma diferenciada. É a única forma de enfrentar certas doenças. Precisamos fortalecer o tema como fundamental. A população deve entender que, se está difícil imunizando, imagine sem imunizar”.

Vacinação contra poliomielite em Lagoa Santa 2

Enfermeira referência técnica de Imunização do município de Lagoa Santa, Renata de Fátima Silva Cordeiro, conta como está sendo a campanha. “Abrimos oito salas de vacina. No dia D, todas as salas ficaram bem movimentadas e o Zé Gotinha esteve presente em todas as salas para incentivar e entreter as crianças presentes”. Cordeiro ressalta a parceria com a educação. “A campanha continua e a vacina está sendo ofertada também nas escolas do município”.

Contudo, desde 2015 os municípios da Unidade Regional de Belo Horizonte, com mais de 5 milhões de habitantes, não alcançam a meta de 95% de cobertura vacinal, determinada pelo Ministério da Saúde (MS). A referência de imunização da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Belo Horizonte, Camila Freitas, explica que a Regional contribui com a distribuição das vacinas e treinamento dos agentes locais durante toda a campanha. “Observamos que, embora as coordenações municipais estejam engajadas, realizando eventos que promovam facilidade de acesso à vacina, ainda estamos com dificuldade para aumentar o índice vacinal infantil. A divulgação da importância dessa vacina e de todo histórico de combate à doença é de fundamental importância para atingirmos a meta preconizada e protegermos nossas crianças”.

Vacinação contra poliomielite em Lagoa Santa 1

Vacinação contra poliomielite de menores de 1 ano nos municípios da Regional BH

Cobertura Vacinal (%)

Tabela 1: Cobertura vacinal percentual. Fonte: SI-PNI

A doença
A poliomielite é uma doença contagiosa que, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca de pessoas infectadas, pode contaminar crianças e adultos. Não há tratamento específico para a pólio. Aproximadamente 1% das infecções causadas resulta em paralisia flácida, de início súbito e que afeta, geralmente, um dos membros inferiores.

Benefícios da vacinação
A vacinação é o único caminho para manter a proteção das crianças contra a poliomielite, eliminada no Brasil desde 1994. Existem duas vacinas disponíveis na rotina dos serviços de saúde: a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), que é injetável; e a Vacina Oral Poliomielite (VOP). De acordo com o Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda a vacinação de crianças a partir de 2 meses até menores de 5 anos de idade. Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, o esquema vacinal é composto por três doses de VIP, administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, mais dois reforços com VOP, aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

O Ministério da Saúde ressalta que, além de proteger contra doenças imunopreveníveis, a atualização da situação vacinal tem outros benefícios, como evitar a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.

Em 1961 ocorreu a introdução da Vacina contra a Poliomielite Pral (VOP) no Brasil, com a realização de vacinações em municípios de SP e do RJ. Em 1980, foi estabelecida a estratégia dos dias nacionais de vacinação contra a poliomielite, realizados, em 14 de junho e 16 de agosto, produzindo impacto imediato, com drástica redução do número de casos da doença em sequência à introdução da vacinação em massa em um único dia.

Em 1986, foi criado o Zé Gotinha, marca-símbolo da erradicação da poliomielite, figura bastante conhecida na saúde pública brasileira. Desde então, o personagem aparece em todas as campanhas de Imunização e, atualmente, é símbolo do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Calendário e Caderneta de Vacinação
Para saber quais vacinas estão disponíveis de acordo com a faixa etária, basta acessar o link https://www.saude.mg.gov.br/vacinamaisminas#calendario

Já a Cartão de Vacinação de Crianças está disponível nos links
Cartão da Criança: Menina