O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária atualizaram nesta terça-feira (25) os critérios técnicos para a doação de sangue, que haviam sido revistos em março de 2020, por causa do risco de infecção pela Covid-19.Com a nova decisão, as unidades da Fundação Hemominas passam a aplicar os novos critérios no momento da triagem dos candidatos à doação de sangue:

  • Covid-19: aguardar 10 dias após a melhora completa dos sintomas para doar. Casos graves poderão ter um prazo maior em virtude das complicações associadas à doença.
  • Pessoas que testaram positivo, sem ter apresentado sintomas, devem aguardar 10 dias após a coleta do exame.
  • Profissionais de saúde que fizeram uso contínuo e correto de EPIs, durante atendimento a pacientes com Covid-19, podem doar.
  • Contato próximo com pacientes com Covid-19 durante o período de transmissão (primeiros 10 dias da doença), aguardar 7 dias após o último contato para doar (inclui contato sem utilização de máscaras pelo paciente e contatante, contato físico direto, residir em mesma casa/ambiente).
  • Após sintomas respiratórios associados à febre (temperatura axilar ≥38,0°C), sem testagem para Covid-19, aguardar 14 dias para doar.
  • Após sintomas respiratórios, na ausência de febre (temperatura axilar ≥38,0°C), sem testagem para Covid-19, aguardar 10 dias para doar. Se houver testagem negativa no 5° dia, poderá ser liberado para doar após 24 horas sem sintomas e sem uso de antitérmicos.

Por ASCOM Hemominas