A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Belo Horizonte e da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) realizou, nos dias 21/10, 4/11, 18/11 e 25/11 o Ciclo de Webinários “O Cuidado em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde”. O evento teve, por encontro, média de 230 trabalhadores representantes da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) dos 39 municípios de abrangência da SRS-BH.

Após o evento, a equipe organizadora se encontrou em uma roda de conversa virtual para discutir a saúde mental, avaliar os webinários e programar possíveis parcerias para 2022. Nesse sentido, a assessora da Coordenação de Atenção à Saúde da Regional de BH, Mariana Dayrell, analisou como muito positivo os encontros para a Atenção Primária. “O impacto mais positivo é o estímulo aos municípios para reverem ou construírem os processos de trabalho na APS relacionados ao acolhimento, acompanhamento e tratamento dos usuários da saúde mental pelas Equipes de Saúde da Família e Equipe Multiprofissional, em compartilhamento com os componentes da Raps, quando necessário. A APS é a coordenadora do cuidado aos usuários em seus diversos ciclos da vida e deve ser a ordenadora deste cuidado nos diferentes pontos de atenção da Rede de Saúde”, ressaltou.

Dayrell apontou também a importância da troca de experiências entre os municípios, momento rico do evento. “Todos os municípios tiveram representatividade. Tiveram relatos e apresentações de usuários, profissionais da SES-MG e profissionais convidados. Foram apresentadas experiências exitosas de municípios que trabalham a inclusão do cuidado multiprofissional aos usuários com sofrimento mental no âmbito da APS e não apenas nos componentes da Raps”, disse.

A referência técnica em Equidades e Atenção Primária da CAS/SRS-BH, Viviane Souza Maciel de Almeida, e a coordenadora dos webinários pela ESP-MG, Ana Regina Machado, enumeraram os objetivos do evento:

  • Contribuir para o desenvolvimento/inclusão do cuidado em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde;
  • Contribuir para qualificar e desenvolver novas competências para o cuidado em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde, fortalecendo seus profissionais para realização de ações de saúde mental, bem como para compartilhamento de cuidado com outros pontos da Rede de Atenção Psicossocial;
  • Contribuir para qualificar a articulação entre pontos de atenção das redes de saúde para promover o cuidado integral às pessoas com sofrimento mental e/ou com necessidades decorrentes do uso de drogas;
  • Fomentar a aproximação e o compartilhamento de responsabilidades entre profissionais da Atenção Primária e dos demais pontos da Raps na promoção do cuidado em saúde mental.

Ana Regina Machado salientou a pluralidade de perfis dos participantes: “O público do evento é muito heterogêneo. A nossa intenção é de um curso introdutório. Valeu muito a pena. Experiência exitosa que pode ser ampliada futuramente”.

Referência técnica da Educação Permanente em Saúde da SRS-BH, Marta Elizabeth de Souza, ressaltou a importância da realização de um evento em parceria com a Escola de Saúde Pública como oportunidade de sensibilização profunda dos profissionais envolvidos. “Essa parceria com a ESP-MG é muito importante. Eu penso que a SRS-BH deveria continuar essa parceria. Foi muito importante o primeiro passo na mobilização dos profissionais para a responsabilização do cuidado integral e compartilhado dos usuários de saúde mental na Rede de Saúde.”

No sentido de fortalecer laços e interfaces no Sistema Estadual de Saúde, a psicóloga e coorganizadora, referência técnica do Recursos Humanos da Coordenadoria de Gestão, Finanças e Prestação de Contas da SRS-BH, Ângela Aparecida Dias Barboza, concorda com Marta em relação ao potencial de trabalho conjunto entre a SES-MG e a Escola. “Para mim, foi um evento muito importante de muito aprendizado e conhecimento. Possibilidade de construir pontes, fortalecer a interface com a ESP-MG no Sistema Estadual de Saúde. Percebi o envolvimento, o prazer dos profissionais dos municípios em estarem lá”, disse Barboza. 

Visto como ponto de partida nessa parceria, no contexto da saúde mental dentro Rede de Atenção Psicossocial e da Atenção Primária, a assessora de Atenção Primária da SRS-BH, Mariana Dayrell, destaca a construção e o fortalecimento da saúde mental. “Demos um pontapé em um tema que era pouco abordado dentro da Atenção Primária da Coordenação regional. Acredito na potencialidade do evento para gerar reflexão aos profissionais de saúde do cuidado em saúde mental na APS. A parceria com a ESP-MG foi muito positiva. Ter essa interface aberta para pensarmos propostas de educação continuada com os nossos municípios é fundamental.”

Segundo a referência técnica em Equidades e Atenção Primária da CAS/SRS-BH, Viviane Souza Maciel de Almeida, novas percepções e modelos foram apresentados durante o evento. “Tivemos experiências muito importantes de universidades na Atenção Primária, em Betim e também no Rio de Janeiro, como contou a professora  Erotildes Leal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É um modelo possível. Conhecemos muitas práticas que dão orientações interessantes. Fomentamos a discussão, trouxemos a APS e precisamos conversar sobre o que é possível realizar nos municípios ou microrregiões.

Psicóloga e membro da equipe de Saúde Mental da Regional, Denize Armond, analisa a percepção dos municípios em relação ao posicionamento da saúde mental no sistema de saúde. “Percebi que municípios prestam mais atenção à urgência, mas foram sensibilizados para perceber o trabalho do cuidado descentralizado pela Atenção Primária. Podemos discutir uma ação continuada para o ano que vem. Trabalhar o território, os Caps, os serviços. Esse é um tema a ser trabalhado constantemente e em futuros eventos.”

Temática

Os webinários abordaram os seguintes temas:

  • Sofrimentos e adoecimentos mentais: compreensões e modos de cuidado;
  • O cuidado em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde (APS);
  • O trabalho em Saúde Mental na APS, privilegiando a relação entre trabalhadores nas articulações de trabalho;
  • O cuidado em saúde às pessoas com sofrimento mental.

Participaram como colaboradores e palestrantes:

Equipe responsável pelos webinários:

SRS-BH: Viviane de Souza Maciel (APS/CAS), Ângela Aparecida Dias Barboza  (RH/CGPC), Luiz Carlos Penna Chaves (Saúde Mental/CAS), Marta Elizabeth de Souza (Educação Permanente/CGPC),  Denize Armond (Saúde Mental/CAS), Mariana Dayrell (APS/CAS).

ESP-MG:  Ana Regina Machado e Priscila Moraes.

Corpo docente convidado:

  • Nathalia Temponi Natal (psiquiatra, trabalhadora da Rede de Saúde Mental de Itabirito-MG);
  • Lírica Salluz Mattos Pereira (diretora de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da SES-MG);
  • Karla Gomes Nunes (psicóloga, professora do Internato de Saúde Mental da PUC Minas- Betim);
  • Marta Elizabeth de Souza (psicóloga, militante da luta antimanicomial/Fórum Mineiro de Saúde Mental, ex-trabalhadora da UBS Dom Bosco em Betim);
  • Bruno de Amério Ney (PSF BH);
  • Viviane de Souza Maciel (SRS-BH);
  • Erotildes Maria Leal (psiquiatra, matriciadora de SM, professora do Departamento de Medicina em Atenção Primária em Saúde da Faculdade de Medicina da UFRJ);
  • Abílio José Ribeiro de Castro (psiquiatra, atua na Gerência de Saúde Mental da SMS-PBH);
  • Milena Martins de Castro (psicóloga, trabalhadora da Saúde Mental de Itabirito);
  • Daniela Souza Lima Campos (diretora de Promoção à Saúde da SES-MG);
  • Paulo Azevedo (comunicólogo e designer de Moda; usuário da Raps Metropolitana da Grande BH);
  • Maria Aparecida de Carvalho Lobato (agente comunitária de saúde da UBS Dom Bosco de Betim/MG desde 2011 e conselheira municipal de saúde desde 2013).

Por Leandro Heringer