Na sexta-feira (02/09) o Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Robson Vidigal, juntamente com servidores da regional, participou da “Caminhada pela Vida” promovida pela Polícia Civil, como início das atividades da Campanha Setembro Amarelo. 

Trata-se de uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. 

Crédito: Priscila Rezende

Na ocasião, representantes da Polícia Civil e Polícia Militar, Escola Preparatória de Cadetes do ar (EPCAR) , alunos da rede de ensino, profissionais da saúde, e representantes de entidades diversas, participaram de uma caminhada pelo centro da cidade que teve como destino a praça central, onde houve apresentações de música, teatro e tendas pela vida, com o objetivo de abordar o tema e sua divulgação para a população. 

Representando a saúde estadual no evento, o Superintendente Robson Vidigal, afirmou a respeito da campanha: “é muito importante se destacar esse tema de prevenção ao suicídio e que sejam trabalhadas mais políticas públicas voltadas a essa questão”. 

Ao longo do mês, a Polícia Civil tem uma programação que inclui Ação Social na praça, apresentações musicais em prol de Instituições Sociais de Barbacena, Apresentação Cultural em prol da APAE, concurso de redação nas escolas e palestras com o Tema: “Diga não ao suicídio, diga sim à vida”. 

De acordo com o Delegado Chefe do 13º Departamento de Polícia Civil, Carlos Capristrano, as ações serão desenvolvidas durante todo o mês de setembro, em Barbacena e região, e visam conscientizar a população, e a campanha visa minimizar as estatísticas de suicídio.

 

Por Priscila Rezende