A Regional de Saúde de Juiz de Fora recebeu nesta sexta-feira (27/10), o micro-ônibus rosa lançado pelo hospital da Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora (ASCOMCER), para atendimento às usuárias do Sistema Único de Saúde. A ação foi realizada numa alusão ao Outubro Rosa, encerrando as atividades promovidas durante o todo mês.

Crédito: Adriana Mendes

Durante toda a manhã, foram atendidas em torno de 100 pessoas para exames clínicos e orientações. Esta ação visa fazer um rastreamento e criar um acesso facilitado para a população, onde o foco é a educação e prevenção do câncer de mama. Enquanto esperavam o atendimento, as mulheres receberam lacinhos rosa e folders da Campanha da Saúde Integral da Mulher, elaborados pela SES-MG com orientações sobre a doença e prevenção.

De acordo com o superintendente da Regional de Juiz de Fora, Oleg Abramov, a ação desta sexta-feira integra outras atividades da regional que visam sensibilizar a população sobre o cuidado com a saúde da mulher. “Foi um momento importante desta campanha que completa todas as atividades realizadas ao longo do mês. Acredito que atingimos o objetivo de mobilizar a população em torno desta causa”, afirma.

As mulheres que não conseguiram atendimento no horário previsto foram encaminhadas ao Núcleo de Atenção à Saúde da Regional de Juiz de Fora, onde foi feito um cadastro com encaminhamento à instituição onde será realizada a mamografia.

Por Adriana Mendes