A Regional de Saúde de Unaí realizou na manhã desta sexta-feira, 27 de outubro, nos semáforos em frente à unidade, uma blitz educativa com distribuição de panfletos sobre o cuidado integral com a saúde da mulher, inspirado no Movimento Outubro Rosa. O evento contou com a participação de servidores e estagiários da Regional, que mobilizaram a população do entorno.

IMG 20171027 081849629

Após a blits, servidoras e servidores se reuniram no auditório para uma palestra em celebração à semana de prevenção do câncer de mama. O encontro teve como objetivo conscientizar os profissionais sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. A enfermeira Érica Lima foi a responsável por orientar as servidoras em relação à importância que se deve ter com o corpo, mantendo a saúde com bons hábitos. “A adoção de hábitos saudáveis como praticar atividade física, ter uma alimentação balanceada, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e fumo reduzem em cerca de 30% os casos de câncer de mama”, explica.

Cuidados com a saúde da mulher

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as pessoas adotem níveis adequados de atividade física ao longo de toda a vida. O ideal é que todo mundo realize pelo menos 150 minutos por semana de atividade moderada ou 75 minutos por semana de atividade física vigorosa, de forma contínua ou acumulada em sessões de pelo menos 10 minutos de duração para a manutenção da saúde e qualidade de vida.

Ainda, entende‐se por alimentação adequada e saudável a prática alimentar apropriada aos aspectos biológicos e socioculturais dos indivíduos, bem como ao uso sustentável do meio ambiente. Ou seja, ela deve estar em acordo com as necessidades de cada fase do curso da vida e com as necessidades alimentares especiais; acessível do ponto de vista físico e financeiro; harmônica em quantidade e qualidade; baseada em práticas produtivas adequadas e sustentáveis; livre de contaminantes físicos, químicos, biológicos e de organismos geneticamente modificados.

Confira mais informações sobre os cuidados com a saúde da mulher no site http://www.saude.mg.gov.br/saudedamulher

Por Jessika Caldeira