Na tarde do dia 26/10 (quinta feira), servidores e servidoras da Regional de Saúde de Alfenas reuniram-se para comemorar a semana de prevenção ao câncer de mama. Este encontro teve como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a prevenção do câncer de mama e colo uterino.

Crédito: Marivalda Cezário Santos Tobias

O ginecologista-obstetra, Claudio de Lima, foi o responsável em orientar os servidores em relação a importância que deve se ter com o corpo e da necessidade de estar atento a caroços, vermelhidão e outros sinais que possam aparecer. Reforça ainda que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física regularmente; alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; amamentar.

As referências técnicas no Núcleo de redes, Estael Ribeiro e Thaís Araújo, informaram que a incidência do câncer de mama é grande, e que os números mostram que as mulheres devem estar mais atentas.

A recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos.

Idalina Pacheco, servidora do setor de finanças de regional, contou sua história em um depoimento a todos os colegas. Ela descobriu um nódulo no seio durante o banho, após exames identificou um câncer de mama e fez tratamento. Idalina contou que o mais importante é que “as pessoas não devem desistir diante de um diagnóstico e sim fortalecer-se para o tratamento”.

Para finalizar os servidores participaram de confraternização com distribuição de brindes e também sorteio.

Por Marivalda Cezário Santos Tobias