Em comemoração ao Outubro Rosa, a Regional de Saúde de Varginha realizou, nesta terça-feira, dia 24/10, o Dia “D”. A campanha já vem sendo trabalhada ao longo dos meses através do Projeto Saúde em Dia, uma iniciativa da Regional que visa abranger as causas do Outubro Rosa e Novembro Azul, devido à proximidade das campanhas.

Sendo assim, deu-se início ao dia “D” com uma palestra ministrada pela servidora Luciana Pereira, sobre a Saúde da Mulher, fatores e formas de enfrentamento ao Câncer de Mama. Dentre os temas mencionados, Luciana Pereira destacou a importância da saúde emocional da mulher. “Nesse esse ano, a mensagem que gostaria de deixar é que nós, mulheres, possamos olhar com mais atenção para nossa saúde mental e emocional, pois são também cuidados fundamentais na prevenção do Câncer.”, afirmou Luciana Pereira.

Créditos: Divulgação - Regional de Saúde de Varginha

Ao término da reunião - lembrando que o Outubro Rosa não se restringe somente ao Câncer de Mama, mas sim à saúde integral da mulher -, foi reproduzido o vídeo “Miss Representation” que relata a realidade sofrida por diversas mulheres, tais como anorexia, autoflagelação e a inconformidade com o corpo, como uma forma de alerta e precaução às servidoras presentes e a todas as mulheres.

Como gesto concreto, foram recolhidas caixas de água de coco trazidas pelos servidores para serem doadas ao Hospital Bom Pastor, em Varginha, destinadas à Oncologia.

Outras atividades como distribuição de flyers informativos e iluminação da nave (depósito de água da COPASA, localizado no Centro da cidade de Varginha), com a cor rosa, foram realizadas.

Por Mariana Ribeiro / Tânia Corrêa – SRS Varginha