O município de Coronel Fabriciano, território Vale do Aço, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Unileste, Conselho de Saúde da Mulher e apoio da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, realizou na manhã dessa quinta-feira (05/10) a abertura da Campanha Outubro Rosa, com uma caminhada de mobilização de prevenção ao câncer de mama e câncer de colo de útero. Entre as ações programadas para acontecer durante todo o dia estão as atividades de incentivo à saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia, agendamento de mamografia e preventivos.

PMCF/Assessoria de Imprensa

A referência técnica em Saúde da Mulher da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Vitória Augusta, destacou que “Outubro Rosa é uma campanha internacional que desenvolve em todo o mundo a mobilização e conscientização do cuidado, prevenção e diagnóstico do câncer na mama, tratamento e cura. A campanha também oferece informações de apoio às pessoas que passam ou passaram pelo câncer”.

Durante o mês de outubro todas as unidades de saúde do município farão ações de promoção à saúde da mulher como palestras, rodas de conversa, aulas de aeróbica e zumba. As unidades também realizarão exames de preventivos em horários diferenciados para atender àquelas mulheres que trabalham em horário comercial. Os procedimentos de mamografia serão realizados no Hospital Márcio Cunha. Para ter acesso ao exame é necessário ter entre 50 e 69 anos, comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima com documento de identidade, CPF, comprovante de endereço e cartão SUS.

Por Flávio Samuel