A Regional de Saúde de Patos de Minas, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, realizou nesta última sexta-feira (15/09), o último dia de capacitação em Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) e em Levantamento de Índice Amostral (LIA). O objetivo da capacitação foi cumprir com as diretrizes propostas pela Portaria N° 3.129 do Ministério da Saúde que autorizou, no fim do ano passado, o repasse de recurso financeiro para implementação de ações contingenciais de prevenção e controle do vetor Aedes aegypti.

Para o coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Carlos Henrique Ferreira Bispo, reunir os técnicos municipais contribuirá para a realização adequada dos levantamentos e, com isso, atingir as metas necessárias para combater o mosquito Aedes aegypti. “De acordo com o Ministério da Saúde e com a Secretaria de Estado de Saúde e Minas Gerais (SES-MG), o programa, a partir do dia 22 de janeiro pede que aqueles municípios que têm acima de 2000 imóveis façam o LIRAa. E os municípios que possuem abaixo de 2000 imóveis façam LIA. Essas ações vai poder verificar o índice de infestação do Aedes que anda circulando no seu próprio município”, disse.

Responsável por dirigir a capacitação, a autoridade sanitária do núcleo, Fabiana Maria Andrade Brito, ressalta a implantação de um novo sistema de informação que tem por objetivo atender a demanda de todo levantamento feito relacionado ao Aedes aegypti. “Todos os nossos municípios tem que capacitar profissionais para a realização do LIRAa e LIA agora em outubro”.

Fabiana destaca a importância da participação de todos os municípios, uma vez que a metodologia do LIRAa possibilita o fornecimento de um resultado mais rápido, com o intuito de agilizar a tomada de decisão em relação ao controle do vetor, principalmente nas formas mais jovens. “Dessa forma, conseguimos um resultado mais rápido e têm mais chances de combater o vetor com agilidade”.

Por Maryana Santos