Nesta terça-feira (29/08), a Regional de Juiz de Fora por meio dos Núcleos de Rede e Atenção Primária juntamente com o Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) – Mulher e criança, promoveu a capacitação da Nota técnica de "Atenção à Saúde da gestante - critérios para estratificação de risco e acompanhamento da gestante”. Participaram dessa capacitação, enfermeiros e médicos das Unidades Atenção Primária em Saúde dos 37 municípios de abrangência da SRS.

Os objetivos da atividade foram abordar os critérios de risco gestacional com enfoque na organização dos fluxos assistenciais; orientar e traçar diretrizes para a prática clínica qualificada e segura para a atenção às gestantes e aos conceptos, direcionadas aos profissionais e aos serviços de saúde pública do Estado, em uma perspectiva de interface entre os pontos componentes da Rede Atenção à saúde.

Créditos: Adriana Mendes

Na ocasião foi distribuída a cartilha confeccionada pela SES, onde os participantes puderam tirar dúvidas acerca da estratificação de risco gestacional com as áreas técnicas da SRS/JF, Luana Mendes, Vera Lemos e Thaís Soranço; a referência técnica do CEAE, Meyre Terra e o coordenador da Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora, Thiago Horta.

Para Luana Mendes “essa capacitação foi de extrema importância para apresentar os critérios da estratificação de risco da gestante, tornando essencial o acolhimento e a assistência humanizada em todos os pontos das redes de atenção à saúde. Vale ressaltar a importância do CEAE na orientação aos profissionais nessa capacitação”, ressaltou.

Por Adriana Mendes