A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) entregou, na última sexta-feira (26/05), a placa de certificação de implementação da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil às equipes de Saúde da Família de Volta do Brejo e Casas Populares, do município de Pompéu.

A placa foi entregue durante a Conferência Municipal de Saúde da Mulher, pelo Superintendente Regional de Sete Lagoas, Jean Carlos dos Santos Barrado, e pela Referência técnica Regional de Sete Lagoas, Patrícia Costa Fonseca, à Secretária Municipal de Saúde, Liliane Alves Lima, e a uma das tutoras da estratégia que iniciou o processo de implantação no município, Daniele Afonso de Campos.

Crédito: André Felipe

A Diretora de Promoção à Saúde da SES-MG, Daniela Souzalima, e a referência técnica das ações de alimentação e nutrição, Nathália Beltrão, participaram da cerimonia de entrega. De acordo com Daniela Souzalima, atualmente as pesquisas demostram que em Belo Horizonte há uma média de aleitamento materno exclusivo em torno de 50 dias. É possível perceber, ainda, que há uma introdução precoce de alimentos como chá, água e suco antes de 120 dias de vida do bebê.

"A implementação da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil retoma, justamente, as discussõessobre a importância do aleitamento materno feito de forma exclusiva até os seis meses de vida e a introdução da alimentação complementar saudável de forma oportuna. Isso permite que a equipe de saúde qualificada planeje e execute as ações voltadas para crianças e gestantes, potencializando a qualidade do cuidado", explica Daniela.

O processo de certificação de implementação da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil é realizado pelo Ministério da Saúde e acontece anualmente.

Por Fernanda Rosa