A Regional de Saúde de Pirapora está apoiando os municípios que pertencem à sua microregião para a realização das Conferências Municipais de Saúde. Durante os meses de março, abril, maio e junho deste ano a Regional vêm participando de um ciclo de debates sobre políticas públicas de saúde. O objetivo das Conferências de Saúde é garantir um espaço democrático de construção da política de Saúde. Durante as conferências os usuários e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) tem voz ativa e podem se manifestar e opinar sobre a saúde que desejam para a população.

CONFERENCIAS PIRAPORA

A última conferência aconteceu no município de Pirapora na sexta-feira (26/05), e contou com a participação da diretora da Regional de Saúde de Pirapora, Maria Cândida Fiuza Costa Queiroz. Na oportunidade, ela destacou a importância das Conferências de Saúde. “As conferências são um importante espaço para análise da situação local da saúde. Por meio da participação da sociedade civil e do poder público, as conferências contribuem para o planejamento de saúde local”, disse Maria Cândida.

A diretora destacou ainda que a Regional de Saúde de Pirapora também está acompanhando as Conferências de Saúde da Mulher e de Vigilância em Saúde. “As conferências possibilitam fazer a análise situacional de saúde do município e atualizar o conhecimento da Gestão do SUS. Permite elaboração do planejamento em saúde compatível com o planejamento orçamentário”, disse o secretário municipal de saúde do município de Pirapora, Sinvaldo Alves Pereira.

Por Adriana Katia Emiliano Souza