Nesta semana, entre os dias 04 e 06 de maio, o diretor da Regional de Saúde de Unaí, Luiz Araújo Ferreira, acompanha os prefeitos do noroeste mineiro em uma viagem aos municípios de Pato Branco e Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná. O objetivo é conhecer experiências exitosas de desenvolvimento local.

IMG-20170505-WA00251

Entre as varias ações implementadas pelos municípios visitados, estão as da área de saúde, como o prontuário eletrônico, que permite interligar os equipamentos de saúde, inclusive as Equipes de Saúde da Família. Segundo o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, a implantação do sistema, além de proporcionar melhoria no atendimento ao usuário, aperfeiçoa o uso dos recursos da saúde.

Outra experiência ressaltada foi o recolhimento dos medicamentos não utilizados nas casas do cidadão, ação essa feita pelos agentes comunitários de saúde. Na ocasião, a equipe também conheceu o programa de inclusão produtiva, realizado em parceria com uma cooperativa da agricultura familiar para legalização e comercialização dos produtos, tendo com destino a alimentação escolar.

Para o diretor Luiz Araujo Ferreira, a viagem foi riquíssima. "Esse intercâmbio de experiências proporcionou aos participantes a oportunidade de conhecer soluções simples e viáveis que podem ser implementadas em nossa região", ressaltou. A viagem contou com o patrocínio do Sebrae. Acompanhou também o grupo o servidor José Juliano, autoridade sanitária e gestor do Projeto Noroeste Empreendedor.

Por Jessika Caldeira