A Regional de Saúde de Barbacena realizou, na última sexta-feira (07/04), uma reunião com conselheiros municipais de saúde dos 31 municípios das microrregiões de Barbacena, Congonhas e Conselheiro Lafaiete. O encontro teve como objetivo orientar os participantes para a realização das Conferências Municipais de Saúde a serem promovidas em 2017 para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de uma recomendação do Conselho Estadual de Saúde (CES-MG) em virtude do início das novas administrações das prefeituras municipais após as eleições realizadas em 2016.

Crédito: Priscila Rezende

De acordo com a proposição do CES-MG, neste ano serão realizadas duas conferências temáticas: sendo, a Conferência de Vigilância em Saúde com o tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS público e de qualidade” e a Conferência de Saúde de Mulher, sob o tema “A Saúde das Mulheres: Desafios da Integralidade com Equidade”.

As conferências municipais de saúde atuam como instrumentos de organização e planejamento no intuito de avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação das políticas públicas de saúde com a participação de segmentos sociais. Busca-se, assim, o exercício da democracia e a participação popular na formulação e controle das políticas públicas de saúde de modo a fortalecer o SUS.

Por Priscila Rezende