A Regional de Saúde de Pouso Alegre realizou, nos dias 29, 30 e 31 de março, reunião de humanização sobre aleitamento materno e doação de leite humano. Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o assunto para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o evento foi realizado nas Regiões de Saúde de Pouso Alegre, Itajubá e Poços de Caldas, contando com a participação de referências técnicas em humanização e em Atenção Primária à Saúde de diversos municípios.

Durante o evento foram discutidas questões relacionadas à doação de leite humano, como instruções para que a coleta seja feita da forma correta e com precauções relacionadas à higiene. Segundo a referência em Saúde da Mulher da Regional de Pouso Alegre, Katia Maria Gomes Pimentel e Silva, “a doação de leite materno, além de um ato de solidariedade, é uma ação de amor para com os bebês que precisam deste auxílio”, disse.

O Posto de Coleta de Leite Humano de Pouso Alegre disponibilizou material de apoio com instruções e recomendações de como as doadoras devem administrar e armazenar as coletas, além de informações sobre o transporte adequado do leite, tempo de armazenamento e recipientes próprios. Também foram apresentados materiais educativos sobre amamentação e aberta discussão entre os participantes sobre como incentivar as mães e futuras mães a amamentar seus bebês, ao invés de investir em produtos destinados a substituir esse ato.

Durante o encerramento do encontro, foi apresentado o case “Hora do Mamaço”, uma inciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Andradas em parceria com empresas do setor público e privado, para motivar os demais municípios a aderirem a ações como esta.

Por Claudia Roberta de Souza Santos