Com previsão de imunizar cerca de 261 mil pessoas residentes em 53 municípios que compõem a sua área de atuação, a Regional de Saúde de Montes Claros iniciou nesta sexta-feira (31/03), a mobilização das secretarias municipais de saúde do Norte de Minas para a realização da 19ª Campanha Nacional de  Vacinação contra a Gripe Influenza, que será realizada de 17 de abril a 26 de maio nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Minas Gerais a estimativa é de que serão vacinadas mais de 5,5 milhões de pessoas, sendo que, neste ano, o Ministério da Saúde também incluiu os professores do ensino regular e superior de escolas públicas e privadas entre o público alvo a ser imunizado.

Crédito: Pedro Ricardo

Durante reunião unificada da Comissão Intergestores Regional (CIR), realizada nesta sexta-feira no auditório do Hospital Universitário Clemente de Faria, o coordenador do Núcleo de Vigilância em Saúde da Regional de Saúde de Montes Claros, Valdemar Rodrigues dos Anjos destacou a importância da mobilização dos municípios para a Campanha de Vacinação. Nesse sentido, na próxima terça-feira (04/04), a Regional de Saúde realizará reunião de alinhamento com profissionais de saúde dos  municípios que integram a sua área de atuação com o objetivo de alinhar ações a serem implementadas. O encontro será realizado a partir das 8h30m, no auditório da Câmara de Vereadores de Montes Claros.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador, Josianne Dias Gusmão destaca a importância do alinhamento de informações entre a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com as referências técnicas dos municípios, pois eles serão os multiplicadores das estratégias de ações perante os demais profissionais de saúde que atuam em cada localidade. As secretarias municipais de saúde serão as responsáveis pela realização da Campanha de Vacinação em cada localidade envolvendo a população residente nas zonas rurais e urbanas.

Público Prioritário

O Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está marcado para o dia 13 de maio. Além da inclusão dos professores das escolas públicas e privadas como público prioritário da imunização, também serão vacinadas pessoas com 60 anos ou mais; as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos; as gestantes; as puérperas (até 45 dias após o parto); os trabalhadores da saúde; os povos indígenas; os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; presidiários e funcionários do sistema prisional.

Levantamento realizado pelo Ministério da Saúde aponta que o público da Campanha representa aproximadamente 60 milhões de pessoas. A meta é imunizar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.  Em todo o país a previsão é de que funcionarão 65 mil postos de vacinação, com o envolvimento de 240 mil pessoas e a utilização de 27 mil veículos.

A Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Principalmente durante o outono e inverno, trata-se de doença de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias.

A transmissão da doença ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

A vacinação é a medida mais eficaz para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. Entre outras importantes medidas preventivas estão lavar as mãos, evitar locais fechados e muito cheios e buscar orientação médica em caso de início súbito de febre alta, tosse (geralmente seca), dores musculares, nas articulações, cabeça e garganta, desconforto grave e corrimento nasal.

Por Pedro Ricardo