Com o objetivo de promover a saúde, divulgar formas de tratamento da hanseníase e diagnosticar casos da doença, uma carreta com cinco consultórios irá atender a população de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (23/01), das 8h às 17h. Causada por uma bactéria, a doença é infecciosa e afeta a pele e os nervos periféricos, em especial os dos olhos, braços e pernas. A ação também é uma forma de celebrar a Semana Mundial de Luta Contra a Hanseníase.

20170123 110632

Ao chegarem, as pessoas são convidadas a entrar na carreta, que se encontra na Praça da Estação, ao lado do Centro de Referência à Juventude. Após passar por uma triagem e serem examinadas, caso apresentem os sintomas da doença, as pessoas são encaminhadas para centros de tratamento próximos a suas residências. Logo após o inicio do tratamento, os pacientes deixam de transmitir a doença. A forma de transmissão é de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para uma pessoa sadia, durante o convívio diário e prolongado. “Quanto mais informação a população encontrar mais rápido será a procura e mais rápido será o diagnóstico e o tratamento da doença”, disse Juliana Veiga, Coordenadora do Programa de Hanseníase da Prefeitura de Belo Horizonte.

De acordo com a Coordenadora Estadual do Programa de Hanseníase da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Maria do Carmo Rodrigues de Miranda, a carreta também irá chamar a atenção das pessoas para os cuidados com a saúde. “Muito mais que apenas diagnosticar a doença, a carreta educa e informa sobre os sintomas da doença que muitas vezes as pessoas têm mas não sabem o que significa”, disse.

O vendedor Gilberto Honório dos Santos, de 33 anos, passava no momento pela Praça da Estação e aproveitou a ocasião para conversar com os profissionais de saúde. “Sempre aparecem alguma manchas pelo meu corpo e vou aproveitar que o atendimento é gratuito para ver do que se trata”, disse o vendedor.

O médico Luiz Alberto Bomjardim Porto, do setor de dermatologia do Hospital Eduardo de Menezes, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), explica que os sintomas iniciais da doença são: aparecimento de manchas mais claras no corpo, perda de sensibilidade na região e redução de pelos no local em que se encontra a macha. “O tratamento contra a doença dura em média de 6 a 12 meses, dependendo do tipo de hanseníase. Apresentando alguns destes sintomas a pessoa deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima", destacou Luiz Alberto.

Na Praça da Estação o atendimento da Carreta para o diagnóstico da hanseníase contou com as parcerias entre a Prefeitura de Belo Horizonte, Sociedade Brasileira de Hanseníase, Ministério da Saúde, Movimento de Reintegração das pessoas atingidas pela doença (Morhan), Hospital Eduardo de Menezes, Casa de Saúde Santa Isabel e Fhemig. A carreta foi disponibilizada pela Fundação Novartis, empresa responsável pelo fornecimento dos medicamentos contra a doença. Nesta terça-feira (24/01), a carreta estará em Betim, na Praça do Ceab e na quarta-feira (25/01), em Contagem, na Praça Iria Diniz.

Por Alessandra Maximiano