Na manhã desta quinta-feira (12/01), os membros do Comitê Técnico Regional para Enfrentamento das Arboviroses (Chikungunya, Dengue, Febre Amarela e Zika Vírus), da Regional de Saúde de Juiz de Fora se reuniram para discutir ações integradas de enfrentamento ao Aedes aegypti. Os integrantes do Comitê são servidores das áreas técnicas da regional. 

O superintendente da Regional de Saúde de Juiz de Fora, Oleg Abramov, realizou a abertura do evento, destacando a importância da participação de todos os coordenadores de núcleos. “O encontro é importante, uma vez que possibilita alinhar as ações que são de responsabilidade da regional, fazendo um levantamento das necessidades de apoio aos municípios e suas respectivas equipes de saúde, para que cumpram efetivamente suas atribuições”, afirmou.

As reuniões acontecem em ciclos semanais nos períodos epidêmicos, em que os integrantes do comitê respondem aos encaminhamentos propostos na reunião anterior, apresentando documentos com questionamentos ou orientações a serem enviados aos municípios. 

Foto: Adriana Mendes

Foi discutida também a situação dos Planos Municipais de Contingência das Arboviroses – ano 2017 e dado destaque à situação epidemiológica para Febre Amarela em alguns municípios no leste do estado. No âmbito dessa discussão, foram feitas orientações para prevenção vacinal a serem intensificadas pelos municípios da Regional de Juiz de Fora, ressaltando que as equipes municipais de imunização devem avaliar a real necessidade de vacinação de acordo com as notas técnicas recém atualizadas. 

Esteve na pauta as situações pontuais sobre a gestão da central de UBV instalada na Regional de Saúde de Juiz de Fora, que atende a nove regionais de saúde, e alguns encaminhamentos em busca de respostas que serão refeitos aos setores competentes. Ainda no encontro, a técnica do laboratório macrorregional da Funed e em Juiz de Fora, Andréia Maria Molica, fez uma apresentação sobre as atribuições, funcionamento e logística instalada do laboratório. 

No encerramento, o superintendente pediu para que os integrantes do comitê intensifiquem as soluções para as diversas situações apresentadas que necessitam de encaminhamentos e resolutividade da Regional.

 

Por Adriana Mendes